Cuiabá | MT 29/04/2024
Esporte
Quarta, 20 de março de 2013, 15h28

Cobertura do Beira-Rio será autolimpante e coletará água da chuva


Estrutura será instalada nesta semana e conclusão está prevista para dezembro
A mudança mais marcante do novo Beira-Rio está prestes a acontecer. A colocação da cobertura que marcará a nova fase da reforma do estádio ocorre entre quarta e quinta, dependendo do tempo.

A primeira folha da estrutura metálica que abraçará o palco de cinco jogos da Copa do Mundo 2014 será erguida por guindastes nas proximidades de onde ficava a loja do Inter, ao lado da Avenida Padre Cacique.
Devido ao tamanho e ao peso das peças, a operação pode ser transferida em caso de chuva ou vento forte. Serão ao todo 4 mil toneladas de metal no entorno do estádio. Sobre essa estrutura de 40 metros de altura que cobrirá 50 metros de arquibancada, serão assentados 53 mil metros quadrados de uma membrana de PTFE (politetrafluoretileno), composta de fibra de vidro e revestida por uma camada de teflon, o que a torna autolimpante com a água da chuva.

Para a etapa de instalação da cobertura, uma nova equipe foi contratada pela construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra - o número de novos trabalhadores não foi informado. Operários que atuam em outras frentes da reforma não serão deslocados.

Circundarão o Beira-Rio 65 folhas metálicas, fabricadas em Nova Bassano (na serra gaúcha) e transportadas desmontadas em viagens de quatro horas de carreta até Porto Alegre. Cada folha será montada próximo ao local em que será instalada. Nessa primeira etapa, apenas uma das partes da primeira folha, colocada junto às bases já preparadas no chão, será erguida.

Essa primeira estrutura será usada como uma espécie de molde. Ela servirá como base para a fabricação de ferramentas especiais para a instalação, além de definir medidas e detalhes para todas as outras 64 folhas.

A segunda parte, que cobre cerca de 50 metros da arquibancada, será encaixada depois. Inicialmente, o plano é a instalação de toda a estrutura metálica para que depois seja colocada a membrana. Mas os engenheiros responsáveis pela obra avaliam a possibilidade de colocação da cobertura à medida que as estruturas de aço forem erguidas.

A previsão é que a cobertura esteja totalmente instalada até dezembro, prazo para a entrega do novo Gigante. O último balanço divulgado pelo Inter, no início de março, aponta que a obra atinge 62% de conclusão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114