Cuiabá | MT 29/04/2024
Esporte
Sexta, 05 de abril de 2013, 11h08

Alunos de Alto Araguaia participam de torneio de tênis em Cuiabá


Três alunos que participam do projeto Tênis para Todos estão classificados para disputar o Circuito Estadual de Tênis, que reúne os melhores atletas de Mato Grosso. O torneio será disputado na Companhia do Tênis, em Cuiabá, e os alunos jogarão a partir das 18h30, nesta sexta-feira (5 de abril). O projeto é desenvolvido na Comarca de Alto Araguaia (415km a sul de Cuiabá) pelo Poder Judiciário em parceria com o Ministério Público e o Município, e alcança alunos hipossuficientes, estando a maioria em condições de risco social.

Dentre os estudantes está Túlio Melo, com 16 anos. Atualmente, em Mato Grosso, ele é o primeiro colocado na categoria Primeira Classe e vai jogar às 20h para defender o título. Segundo o professor do projeto, Carlos Henrique de Rezende, conhecido no meio esportivo como Rochinha, ganhando, o adolescentes estará habilitado para disputar vários torneios fora do Estado, desde que se encaixe na classificação etária. “Na categoria Primeira Classe jogam os atletas de todas as idades e ela é considerada a elite do esporte, como se fosse a primeira divisão do Futebol, onde disputam os melhores times. Só que aqui o atleta é o próprio time”.

Ainda dentre os alunos do projeto estão Jairo de Carvalho (14 anos) e Arthur Farias (15 anos), que disputarão na categoria Infanto-Juvenil. No ano passado eles jogaram pela primeira vez e alcançaram, respectivamente, o sexto e o quarto lugar. Nesta sexta-feira Arthur joga às 18h30 e Jairo às 20h. Passando nesta primeira etapa, os três alunos do projeto irão disputar a semifinal no sábado (6 de abril), às 16h30. Se classificados, a final será às 7h no domingo (7 de abril).

O projeto teve início em 2011 e atualmente conta 160 alunos que começam desde cedo a aprender sobre um esporte normalmente considerado de elite. De acordo com o juiz, Carlos Augusto Ferrari, que é praticante do esporte, a ideia é que o projeto atinja pelo menos 300 crianças, entretanto algumas dificuldades são encontradas para a expansão da iniciativa.

Uma delas é encontrar outro professor que possa dividir as tarefas e a grande quantidade de alunos. Conseguir acessórios necessários para o desenvolvimento do esporte, como tecido para fazer os uniformes dos atletas, é outra dificuldade, mesmo já tendo quem costure as peças, os reeducandos da região. Ainda na lista de necessidades figuram os calçados especiais utilizados na quadra de tênis. Atualmente pelo menos 50 alunos jogam descalços por não terem condições financeiras de adquiri-los.

O magistrado explica que desde que foi lançado, todas as penas aplicadas para delitos não privativos de liberdade ocorridos na comarca são revertidas para o projeto. Dessa forma, eles conseguem subsidiar a compra de raquetes e bolinhas de tênis. Também por meio de parceria já foi possível construir duas quadras públicas utilizando piso de saibro, exclusivo para prática de esporte e que é considerado o mais macio que existe. “Entretanto precisamos de mais ajuda das empresas e de órgãos públicos. O projeto, como já foi comprovado, ajuda não só no desenvolvimento esportivo das crianças, mas no desenvolvimento escolar, pois só pode continuar quem tem notas acima da média. Os pais têm dado um retorno bastante positivo”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114