Cuiabá | MT 26/04/2024
Saúde
Domingo, 18 de janeiro de 2015, 21h18

Cobertura vacinal contra a poliomielite chegou a 91,5% em Mato Grosso


A campanha nacional de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo, realizada entre os dias 8 de novembro a 30 de dezembro de 2014, teve meta satisfatória em Mato Grosso. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Programa Estadual de Imunização, conseguiu alcançar o índice de 91,50% do público alvo imunizado contra a pólio e de 89,36% contra o sarampo. A meta estipulada do Ministério da Saúde era de 95%.

Contra a poliomielite 206.455 crianças, entre seis meses e cinco anos de idade incompletos, foram imunizadas em todo o estado. Já a vacinação contra o sarampo imunizou 545.963 crianças, entre um e cinco anos de idade. Além do sarampo, a vacina conhecida como tríplice viral, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

A campanha tem como objetivo manter a erradicação da pólio, que não apresenta casos no Brasil desde 1990, e garantir a eliminação do sarampo no país. No caso do sarampo, o último caso registrado em Mato Grosso foi em 1999. Apesar do avanço na eliminação da doença, ela ainda ocorre em outros países e houve um aumento considerável dos números de casos confirmados no Brasil nos últimos três anos. Em 2012 foram apenas dois registros; em 2013 220 casos foram confirmados; e em 2014 esse número subiu para 705.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flávia Guimarães Dias, destaca a importância do Estado manter a vigilância dos casos suspeitos e o alerta constante frente a situação epidemiológica do país. “Em 2014 tivemos 16 casos suspeitos. Apesar da cobertura vacinal estar dentro dos níveis desejáveis, 48% dos municípios não conseguem vacinar a sua população e isso compromete a homogeneidade do estado como um todo”.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa, e é preciso minimizar os riscos de retorno e propagação da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra o sarampo e a poliomielite estão disponíveis durante todo o ano nos 35 mil postos espalhados pelo país e fazem parte do calendário de rotina da criança.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114