Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Segunda, 27 de julho de 2015, 14h48

Voluntários levam solidariedade para pessoas hospitalizadas


Um trabalho voluntário denominado Capelania Hospitalar desenvolvido em vários estabelecimentos de saúde de Cuiabá têm contribuído para humanizar e diminuir o sofrimento tanto do paciente internado quanto de familiares e até de colaboradores das entidades. "Os capelães e visitadores têm uma dimensão importante para as equipes de saúde que é co-contribuir para os resultados da assistência do paciente e levar a palavra de Deus aos corações abatidos", explica a professora Nilza Oliveira que há 17 anos desenvolve esse trabalho voluntário Capelania Hospitalar.

Ela disse que começou as visitas sozinha na Santa Casa e no Pronto-socorro de Cuiabá depois de sentir um chamado em seu coração. Hoje seu grupo tem 80 pessoas que se dividem em sub-grupos visitando tanto o Hospital Santa Rosa, como Santa Casa, Femina como outros. Só no Santa Rosa, a capelania está presente na vida dos pacientes e familiares levando conforto há 10 anos.

Além desta, também desenvolve um trabalho semelhante, a Capelania Curados para Servir que leva palestras para os colaboradores que atendem os pacientes. "Realizamos palestras motivacionais, com o intuito de trabalhar o lado espiritual dos colaboradores, valorizando o lado humano desses profissionais que atendem diariamente com pacientes e familiares em momentos difíceis", explica Herta Mônica Lopes Vilela, coordenadora de Hotelaria do Hospital Santa Rosa que juntamente com a Psicóloga Lilian Laccal,através da Curados para Servir desenvolvem, esse trabalho há cerca de um ano nessa unidade de saúde em parceria com o RH o Marketing. Também atuam voluntariamente no Pronto-socorro de Várzea Grande, Jardim Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Hospital do Câncer e Femina.

Segundo Herta, trimestralmente são apresentadas palestras com temas diferentes como a que acontece no dia 29 de julho às 15h no Auditório do Hospital Santa Rosa que abordará "A importância do Perdão". "Hoje os colaboradores nos cobram quando será a nova palestra, mostrando que todos estamos sedentos da palavra de Deus na nossa vida", completa ela.

A psicóloga Lilian disse que perceberam através das palestras o aumento da motivação, a renovação da fé e da esperança e reflexão das atitudes. "Muitas vezes o colaborador está com problemas pessoais e a palestra oferece suporte, ânimo, reflexão, ajudando a lidar com as dificuldades do dia a dia. O trabalho da capelania junto a equipe promove sensibilização, auxiliando o colaborador a se colocar no lugar do outro, melhorando os relacionamentos tanto com os colegas quanto no trato com os clientes."

Capelania - é uma Assistência Religiosa e Social prestada em hospitais, para dar atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo. Os capelães têm que participar de um curso de 75 horas para serem certificados para desenvolver o trabalho.

Os interessados em participar voluntariamente da Capelania Hospitalar da Irmã Nilza falar com Iracy Gagini (65) 9681 5600 ou da Capelania Curados para Servir com Halyni Teodoro (65) 8141 0503. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114