Cuiabá | MT 28/04/2024
Saúde
Quinta, 08 de outubro de 2015, 12h03

Profissionais e acadêmicos discutem o cenário atual da nutrição


Eventos apoiados pela Fapemat contam também com exposição de projetos de pesquisas desenvolvidas na área

O I Simpósio Matogrossense de Alimentação e Nutrição (Siman) e a 11ª Semana de Nutrição (Senutri), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), começaram na terça-feira (06) e vão até quarta (09), com o tema “Alimentos e Saúde: uma visão holística”.

A realização do I Siman contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e, segundo a organização, a contribuição foi crucial para viabilizar a participação de palestrantes de diversos Estados e também a realização dos minicursos. “Este evento revela uma boa parceria, esperamos mantê-la e possamos apoiar o II Siman”, disse o presidente da Fapemat, Antonio Carlos Maximo. A fundação liberou, mediante participação em edital de eventos, R$ 19.999,62, para o simpósio.

Os eventos são vistos como uma oportunidade para discutir a nutrição e seu cenário atual, no Estado e no país, ao colocar em pauta os desafios e as perspectivas para uma alimentação saudável e adequada, o aproveitamento de alimentos, o marketing nutricional, a inovação tecnológica na produção das refeições, entre outros.

A temática surgiu a partir de uma observação que apontou que a população brasileira e mato-grossense vem passando por transformações no padrão de saúde e consumo alimentar, marcadas pelo declínio na ingestão de alimentos naturais e aumento na compra de alimentos industrializados.

Estas mudanças no quadro alimentar refletem-se nos elevados índices de obesidade observados em Mato Grosso, que foi classificado como o estado com o segundo maior número de obesos no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE), em 2013.

Além disso, este novo padrão alimentar é consequência de alterações na ocupação demográfica (migração do espaço rural para o urbano), da forte presença da mulher no mercado de trabalho, da realização de refeições fora de casa e, ainda, opção pelo consumo de produtos de fácil preparo, entre outros.

Neste cenário, é crucial que os nutricionistas e demais profissionais que trabalham com o alimento tenham uma formação crítica e que assegure um conhecimento mais amplo do alimento, sendo capaz de apontar alternativas para promoção de práticas alimentares saudáveis.

O evento conta com apresentação de banners de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do curso de nutrição da UFMT, realização de minicursos e palestras e, também, de uma feira de produtos sem conservantes.

A coordenadora do curso de nutrição da UFMT, Livia Vitória de Carvalho, pontuou que o tema é pertinente por propor a discussão de forma interdisciplinar com todos os profissionais que lidam com as áreas alimentar e nutricional. “Estamos muito felizes que vários atores estejam presentes aqui hoje, como representantes do Ministério da Saúde e de outras universidades do país”. Na sua intervenção, a chefe de departamento do curso, Tânia Regina Kinasz destacou que o que antes era um evento apenas da universidade se tornou algo de cunho regional e permitiu esta evolução do evento.

Confira a programação completa aqui.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114