Cuiabá | MT 01/05/2024
Saúde
Segunda, 16 de novembro de 2015, 09h41

Unidades de Saúde intensificam ações com foco no combate a Hipertensão Arterial e Diabetes


A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza de 16 a 30 deste mês, uma série de atividades em comemoração ao Mês de Campanha da Hiperdia. Nesse período, cada Unidade e Centro de Saúde estará realizando ações com foco na Promoção a Saúde, Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial e a Diabetes. Entre os objetivos da ação está o estabelecimento de vínculos entre os usuários e as unidades básicas de saúde.

“Junto com a identificação precoce dos casos, o estabelecimento de vinculo entre os usuários e as unidades Básicas de saúde são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos. Por meio do acompanhamento desses pessoas, nas unidades básicas de saúde, podemos evitar o agravamento dessas doenças e as complicações que podem ser desencadeadas por estas patologias”, explicou a responsável técnica pelo Programa da Hiperdia, a nutricionista Claúdia Figueiredo de Souza.

A coordenadora especial da Rede de Assistência de Ações Básicas de Saúde, Silvinha de Figueiredo Gomes destacou a importância da Campanha Nacional de Combate e Controle da Hiperdia. “Essas ações auxiliam o desenvolvimento da promoção à saúde e contribui para a redução da mortalidade associada a hipertensão arterial e da Diabetes Mellitus”.

Durante a campnha as unidades farão atividades temáticas em parceria com os grupos de Hiperdia das Unidades Básicas de Saúde incluindo palestras, oficinas, dinâmicas, e outras, visando atender a todos os usuários/pacientes que necessitem de cuidados integrais das unidades para a prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial e Diabetes.

Programação

A abertura da Campanha da Hiperdia será no dia 17, na Unidade de Saúde da Família (USF) Clínica da Família (antiga Policlínica do CPA I), das 13h00 às 15h30. Na programação esta prevista palestra para os usuários da rede básica de saúde.

Nos dias 16, 23 e 30/11, pela manhã e a tarde, os profissionais enfermeiros e nutricionistas estarão realizando atividades de educação em saúde para os servidores da Unidade Central da Secretaria de Saúde de Cuiabá (sede), com a aferição de pressão arterial, mensuração de glicemia capilar “dextro”, Antropometria/Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliação nutricional. O objetivo é incentivar e orientar aos servidores a prática da promoção a saúde , e a prevenção da Hipertensão Arterial e Diabetes.

As Regionais Leste e Rural estarão realizando atividades de 16 a 19/11, enquanto as Regionais Oeste, Sul e Norte farão ações entre os dias 23 e 27/11. A Unidade Saúde da Família do Jardim Fortaleza e do Santa Laura, localizadas na Regional Sul, terão atividades no dia 30/11.

Programa Hiperdia

Hiperdia é um programa do governo federal executado pelas secretarias de Saúde dos municípios, visando o cuidado com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta” e com o Diabetes.

Nas unidades básicas de saúde, as equipes se reúnem mensalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas, e atividades físicas, e acompanham e monitoram a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.

O objetivo do Programa, portanto é organizar a assistência, prevenção e promoção da saúde, vinculando os usuários à rede. Por meio do Hiperdia são executadas ações de educação permanente em hipertensão, diabetes e demais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ao longo dos últimos trinta anos, houve uma mudança drástica do perfil de morbimortalidade da população brasileira com grande predomínio das doenças e mortes devidas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dentre elas o câncer e as doenças cardiovasculares. A carga econômica dessas doenças produz elevados custos para os sistemas de saúde e da previdência social devido à mortalidade e invalidez precoces, sobretudo para a sociedade, famílias e as pessoas portadoras.

A doença cardiovascular representa hoje no Brasil a maior causa de mortes.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde vêm adotando estratégias para reduzir o ônus das doenças cardiovasculares na população brasileira como as medidas anti-tabágicas, as políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde com ênfase na escola e as ações de atenção à hipertensão e ao diabetes com garantia de medicamentos básicos na rede pública, protocolos e capacitação de profissionais de forma presencial e à distância, entre outras. A adoção da estratégia Saúde da Família como política prioritária de atenção básica, compreende as condições mais favoráveis de acesso às medidas multissetoriais e integrais que a abordagem das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige.

Em Cuiabá, a equipe de saúde que atende aos usuários da Hiperdia conta com profissionais Médicos/Clínicos Geral da Família, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114