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Saúde
Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 13h02

Índice de salvamento de vidas pelo Samu foi de 96% em 2017


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No ano de 2017, 77.552 pessoas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O índice de salvamento de vidas foi de 96%.

Neste ano, somente em quatro dias do feriado do carnaval, o Samu recebeu um total de 1.617 ligações, desse total, 485 pessoas foram socorridas, salvas e orientadas pela equipe de profissionais de saúde treinada para atender ocorrências de emergência em todos os dias e em qualquer horário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência. Com o Samu, o governo Federal reduz o número de óbitos e as sequelas decorrentes da falta de socorro preventivo, além de reduzir o tempo de internação em hospitais.

Conforme a superintendente do Samu, Bruna Karolina de Almeida Santiago, o serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências e emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

“O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O atendimento é realizado depois de chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por tele atendentes na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações”, explicou a superintendente.

O médico regulador é quem avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, composta por profissionais de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância de suporte avançado de vida, composta pelos profissionais médico, enfermeiro e socorrista.

“É um serviço de caráter universal, para todos independentemente de quem seja a pessoa que pede o socorro ao Samu; a equipe de profissionais capacitados presta socorro para todos os níveis sociais. A nossa missão de salvar vidas não faz distinção, portanto, qualquer pessoa que precisar do Samu será atendida”, destacou a superintendente.

Trotes

No entanto, o trote ainda é um problema grave e que coloca em risco a vida da população. Somente no carnaval os atendentes do Samu receberam 810 trotes, o que representa 50% das chamadas.

No mesmo feriado do ano passado, o Samu recebeu 1.743 ligações que resultaram em 719 atendimentos, e 713 chamadas foram trotes.

Em 2015 o telefone 192 recebeu 20.158 trotes; em 2016 foram recebidos 29.567 trotes e em 2017 os trotes subiram para 59.152. Os meses em que se registra o maior número de trotes são sempre os mesmos: maio, junho e julho. No período, o total de trotes foi 108.877.

O trote se caracteriza pelo ato de fazer uma comunicação falsa de crime ou de contravenção, provocando a ação de autoridade, e está previsto no artigo 340 do Código Penal. A pena de detenção é de um a seis meses, ou multa.

Esse tipo de conduta coloca em risco a vida de pessoas que realmente precisam de socorro, na medida em que provoca o deslocamento da equipe do Samu para uma ocorrência que não existe de fato, além de manter ocupada a linha 192 impedindo que quem realmente necessite de socorro se comunique com o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência.




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