Cuiabá | MT 28/04/2024
Saúde
Terça, 27 de fevereiro de 2018, 14h07

Servidores de Saúde e sistema prisional recebem capacitação sobre hanseníase


As ações de combate à hanseníase nos municípios de Mato Grosso estão sendo intensificadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para informar melhor a população e ampliar a capacitação de profissionais no diagnóstico de novos casos da doença. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação sobre hanseníase para aproximadamente 200 profissionais somente da área da saúde.

Foram capacitados médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, profissionais de saúde da Casa de Saúde Indígena, Penitenciária da Mata Grande e Cadeia Feminina, da unidade do Sistema Socioeducativo, Casa Esperança e agentes comunitários de saúde. As atividades foram desenvolvidas nos distritos de saúde do município.

Os profissionais receberam orientações sobre aspectos gerais da hanseníase, forma de diagnóstico da doença e as suas reações. Após a capacitação, servidores da saúde realizaram um pit stop e mutirão de orientações e de exame de pele para a população, na Praça Brasil, no centro de Rondonópolis.

Foram avaliadas 26 pessoas, sendo confirmado um caso de hanseníase e outro ainda aguarda confirmação. Segundo informou a responsável pelo Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde de Rondonópolis, Mariuva Valentin, a equipe técnica também realizou palestra sobre a hanseníase em uma empresa do ramo agrícola durante dois dias, e a atividade contou com a participação de cerca de 200 funcionários.

As ações dessenvolvidas pela SES estão previstas no Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase, lançado no dia 31 de janeiro pelo Estado e que vem sendo executado em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios.

Atualmente Rondonópolis tem em torno de 200 pacientes em tratamento para hanseníase.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114