Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Domingo, 25 de setembro de 2011, 10h15

Controlar glicose do cérebro pode ajudar a manter o peso


Segundo estudo publicado no Journal of Clinical Investigation, impedir a queda dos níveis de glicose no cérebro pode ser de grande ajuda para perder ou manter o peso. Acredita-se que, quando as fontes de glicose caem, a capacidade de controlar o desejo de comer diminui, o que pode levar ao aumento da vontade de ingerir, principalmente, alimentos gordos, que fazem os níveis de glicose subirem rapidamente.

Os pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, explicam que pessoas com obesidade são as mais vulneráveis aos ataques à comida por esse motivo. Para elas, mesmo uma queda menos significativa levará à procura por carboidratos - que representam a maior fonte de glicose para o corpo.

Assim, para evitar as quedas de glicose, o ideal é comer várias vezes ao longo do dia. Essa medida tem uma importância especial para pessoas com obesidade, apontam os estudiosos. Eles acreditam que a chave parece estar em manter os níveis de glicose do cérebro sempre controlados com comidas saudáveis, visto que elas alimentarão o cérebro sem pesar na dieta.

Pequenos lanchinhos o dia todo mandam a fome e os quilos embora

Você já come de três em três horas como recomendam os nutricionistas, equilibra as refeições e vive de olho nos alimentos que coloca no prato, mas o que fazer quando ainda não se passaram três horas entre uma refeição e outra e bate aquela fome? Uma opção saudável é preencher a sensação de vazio no estômago com algum lanchinho que não prejudique a sua dieta. É isso mesmo! Lanchinho. Já que eles são feitos nos intervalos entre a refeição principal e os lanches convencionais.

Os lanches mais fracionados não fazem mal nenhum à saúde nem à dieta e até podem, dependendo da pessoa, estimular o metabolismo e reduzir o apetite da próxima refeição, porém, deve-se prestar atenção as calorias ingeridas, nesses intervalos: "precisam ser alimentos que matem a fome sem acabar com a sua dieta", explica a nutri Anita Sachs, professora de nutrição da Unifesp.

A nutricionista Daniela Jobst, conta que os lanchinhos são mais do que recomendados, pois, quando o organismo fica muito tempo sem receber alimentos, o metabolismo desacelera e o corpo acumula gordura. "Por isso, fazer um lanchinho saudável é importante para manter o equilíbrio do organismo e a boa forma", explica ela.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114