Cuiabá | MT 04/05/2024
Saúde
Quarta, 28 de setembro de 2011, 18h49

Projeto de Lei garante suporte médico para professores com Síndrome de Burnout


Garantir a saúde e o bem estar aos professores da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, oferecendo suporte médico e psicológico para todos aqueles que sofrem com a Síndrome de Burnout (esgotamento emocional), é proposta apresentada na sessão de terça-feira (27/09), pelo vereador Pastor Washington Barbosa, líder do PRB no Legislativo da Capital Mato-Grossense.

O parlamentar republicano argumenta que os profissionais da educação deverão ser avaliados em suas condições físicas, psíquicas e emocionais, no ingresso da função de professor e, depois, anualmente, no decorrer do exercício da função. O acompanhamento será realizado por equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, que deverão efetuar o tratamento e o combate às sequelas decorrentes da síndrome.

A “Síndrome de Bornout” é conhecida pela desistência do educador, para manejar ou lidar com as solicitações externas ou internas, que são avaliadas por ela como excessivas ou acima de suas possibilidades. Geralmente, a síndrome agrupa sentimentos de frustração. Os sintomas são: cansaço físico e emocional, apatia e falta de efetivação do eu, desmotivação, insatisfação ocupacional, deterioração do rendimento perda de responsabilidade.

Washington Barbosa pondera na proposta que o profissional afetado pela síndrome, frequentemente está doente, sofre de insônia, úlcera, dores de cabeça, e fadiga crônica.

“O vandalismo, os ataques a professores, as violências entre alunos, a situação precária das escolas, a falta de valorização do profissional da educação, baixo salário, resultam em condições degradantes fazendo com que o educador entre para o caminho mais inconveniente do esgotamento emocional”, ressaltou o líder republicano.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114