Cuiabá | MT 02/05/2024
Saúde
Sábado, 19 de novembro de 2011, 07h13

Analisar rótulo garante contagem certa de sódio em sua alimentação


O modelo de rotulagem nutricional, já passou por vários seguimentos de informações. Ele é seguido de forma padronizada desde 2001, com objetivo de indicar a proporção dos principais nutrientes para auxiliar nas escolhas dos alimentos, assim como orientar para a organização das refeições e, consequentemente, melhorar a saúde. No entanto, observamos que muitas pessoas não usam esta ferramenta na hora da escolha e acabam selecionando seus alimentos por prazer, e não pela saudabilidade que eles podem conferir.

Atualmente, o consumo de sal atinge aproximadamente 12g/dia, e por isso vem sendo estudado quais são os alimentos com maior presença de sódio na alimentação e que poderiam ser diminuídos. Porém, quando discutimos este aspecto, muitas pessoas se confundem na hora de quantificar o sal, pois na rotulagem ele está indicado como sódio apenas. De fato, temos dois nomes para referir ao sódio por causa da composição do sal de cozinha. Vamos descrever quem é quem e aonde encontramos.

O sódio é um mineral naturalmente encontrado em alguns alimentos em pequenas quantidades, como no leite, ovos e vísceras. No entanto, quando o sódio está sozinho, não confere sabor salgado.

O cloreto de sódio - cuja fórmula é NaCl - é chamado de sal de cozinha. Ele contém 40% de sódio e 60% de cloreto. Portanto, em 1g de sal (quantidade de sal encontrado no sachê de restaurantes), contém 400mg de Na (Sódio). O sal confere sabor salgado aos alimentos e é adicionado com esta finalidade. Temos inúmeros alimentos industrializados que utilizam o sal para salgar, como: embutidos, queijos, salgadinhos, biscoitos. Em casa também utilizamos o sal para preparar nossas refeições - no arroz, no feijão, nas carnes e saladas.

O sódio também pode ser encontrado em alguns edulcorantes, como a sacarina e o ciclamato de sódio. Por isso, bebidas que utilizam essas substâncias para adoçar vão ter valores maiores de sódio, quando comparadas com bebidas adoçadas com açúcar.

Também encontramos sódio para garantir a qualidade do alimento em substâncias compostas, como biscoitos doces, enlatados. Ele também é encontrado na forma de glutamato monossódico. Portanto, fique de olho nas várias possibilidades de encontrar o sódio, pois a necessidade do organismo humano deste mineral é relativamente pequena, e o seu aumento vem causando impactos negativos na população, como o aumento da pressão arterial.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114