Cuiabá | MT 26/04/2024
Saúde
Quinta, 23 de fevereiro de 2012, 14h36

Equipamento de ponta agilizará realização de testes de Hepatite B e C


A área da saúde municipal ganha mais um reforço quando o assunto é a detecção da Hepatite, especialmente, as do tipo B e C. A partir de março, entra em funcionamento um equipamento de alta tecnologia que foi oferecido a Várzea Grande pelo Ministério da Saúde. O aparelho Cobas E 411 estará instalado no Laboratório Municipal (Lamu) – localizado no bairro Vila Ipase. É o primeiro do gênero na cidade.

“Esse será mais um serviço especializado que colocaremos à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Graças ao empenho da atual gestão e da Secretaria de Saúde, utilizaremos tecnologia comparável às grandes empresas de saúde do país como a Roche, visando à melhoria do atendimento daqueles que necessitarem”, explica a gerente do Lamu, Biomédica Dra. Osmeire Robles.

Para o maior conhecimento acerca do funcionamento do equipamento, a gerente do laboratório participou de treinamento em Brasília (DF). A capacitação ocorreu entre os dias 12 e 16 de fevereiro, sendo custeada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O atendimento para constatação ou não do vírus da Hepatite seguirá os trâmites aplicados aos demais exames. De acordo com Osmeire Robles, as amostras serão colhidas mediante encaminhamento médico. “Os pacientes deverão procurar as unidades de saúde mais próximas a suas residências, respeitando o horário destinado à coleta de sangue. O material coletado será encaminhado para nós, aqui do Lamu. O resultado estará disponível em cinco dias úteis”, informa a gerente.

Por utilizar a tecnologia conhecida por Eletroquimioluminescência (ECL), o equipamento Cobas E 411 possui alta sensibilidade analítica. Isso significa resultados mais seguros decorrentes do alto nível de qualidade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114