Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Quarta, 17 de dezembro de 2014, 17h01

Expedição Safra eleva projeção para soja e prevê safra de grãos de 202 milhões de toneladas


Após veranicos no plantio, lavouras da oleaginosa recuperaram vigor e devem render 96 milhões de toneladas em 31,16 milhões de hectares, conforme Indicador Brasil

As lavouras brasileiras conseguiram atravessar os veranicos registrados durante o plantio de verão sem que o potencial médio de produtividade fosse reduzido. Com a semeadura em fase final e ampliada, o país está em condições de colher até mais soja do que previa dois meses atrás. O potencial da oleaginosa passou de 94,55 milhões para 96 milhões de toneladas, aponta o Indicador Brasil da Expedição Safra lançado nesta segunda-feira após três meses de viagens pelo país. Com esse desempenho, a produção nacional de grãos deve atingir 202 milhões de toneladas, conforme o projeto, que percorre 16 estados brasileiros do plantio à colheita.

A área da soja cresceu 5,68% (para 31,16 milhões de hectares), menos do que no ano passado, quando houve expansão de 7% no plantio, conforme a Expedição. Ainda assim, a taxa é considerada expressiva e resulta de recuo de 7,9% no cultivo de milho (para 6,36 milhões de hectares) e da expansão das lavouras sobre pastagens e áreas do Cerrado.

A tendência é que o país colha 50 sacas de soja por hectare, com expansão de 4,4% em produtividade, aponta a equipe técnica da Expedição Safra, projeto desenvolvido há nove anos a partir de uma iniciativa do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba. Essa marca de 3 mil quilos por hectare é a mesma aferida no início do plantio, antes dos veranicos.

As lavouras de verão cresceram mesmo com recuo no milho. A estimativa é que a expansão verificada em estados como Mato Grosso (5,1%) e no Centro-Norte do país (7,8%) tenham resultado em incremento de 1,13 milhão de hectares. Soja e milho somam 37,32 milhões de hectares de lavouras.

Estados com área agrícola consolidada também elevaram o cultivo de soja. O Rio Grande do Sul plantou 6,95% mais. O Paraná expandiu a área em 3,21% e espera também produtividade 10,56% maior, depois de um ano de seca. Com área 5,1% maior, no entanto, Mato Grosso ganha distância como maior produtor e tem potencial para 27,8 milhões de toneladas, ou 29% da colheita nacional.

A queda no ritmo de ampliação das lavouras é considerada uma consequência do recuo nas cotações internacionais. "Nesta safra, verificamos que a produção brasileira entrou em uma nova etapa, consolidando taxas de crescimento mais adequadas ao desenvolvimento do agronegócio nacional", analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.

Milho
A estimativa da Expedição para o milho é de 32 milhões de toneladas para o ciclo de verão. O cereal segue em baixa com queda avaliada em 5,8% em volume e em 7,8% em área plantada, que cai a 6,36 milhões de hectares.

A colheita deve ser 2 milhões de toneladas menor que a do ano anterior, recuo rebatido pelos 9 milhões de toneladas extras de soja. Entre os estados que apresentaram maior retração no milho está o Paraná, onde as lavouras encolheram -21,74%. O estado era o primeiro produtor de verão e agora aparece em terceiro lugar, atrás de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A Expedição Safra vai voltar a 16 estados até a colheita de verão, a partir de janeiro. Ao todo, técnicos e jornalistas percorrem 60 mil quilômetros nesta temporada.

Apoio
Apoiam esta edição da Expedição Safra o Governo do Paraná, a New Holland, a Caixa Econômica Federal, a Seara (com sede em Sertanópolis, PR), a Agrotec (com sede em Ciudad del Este - Paraguai), a consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.

---
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114