Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Quarta, 27 de janeiro de 2016, 21h08

Incra avança para consolidar território quilombola no Alto Sertão Sergipano


A Superintendência Regional do Incra em Sergipe oficializa, nesta quinta-feira (28), mais um importante avanço para a consolidação do território quilombola de Serra da Guia, localizado no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, e distante cerca de 140 quilômetros da capital, Aracaju.

Em evento, que contará com a presença do superintendente regional da autarquia em Sergipe, André Luiz Bomfim Ferreira, o Instituto entregará simbolicamente às famílias da comunidade a posse de quatro novos imóveis rurais que integram o perímetro do território de Serra da Guia. “Mais do que a conquista da terra em si, a obtenção dessas áreas tem um caráter especial, porque nos motiva e reforça a esperança e a confiança da comunidade. É mais um passo que conseguimos avançar, para dar às famílias o acesso irrestrito à terra, ao espaço que elas precisam para o seu desenvolvimento e a preservação da sua cultura”, analisou o superintendente do Incra/SE.

Juntos, os quatro imóveis obtidos pela autarquia federal na última semana (Fazendas Angélica I, Boa Fé, Olhos D´Água e São Clemente) possuem área de 739,1 hectares. Anteriormente, o Incra já havia incorporado ao território quilombola outros 877,4 hectares.

Ao todo, os imóveis já obtidos pela autarquia para a consolidação de Serra da Guia abrangem 17,9% dos 9.013 hectares definidos por estudo para a composição do território quilombola.

Quilombolas sergipanas

Com 198 famílias, Serra da Guia foi a terceira comunidade com área decretada como de interesse para a composição de um território quilombola em Sergipe. No local, são desenvolvidas atividades econômicas como a pecuária e a produção de milho e feijão.

Além de Serra da Guia, também encontram-se em fase de consolidação territorial, com a obtenção de imóveis rurais, as comunidades de Mocambo (96% da área obtida), localizada no município de Porto da Folha; Lagoa dos Campinhos (90%), em Amparo do São Francisco; e Pirangy (60%), no município de Capela.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114