Cuiabá | MT 08/05/2024
Agro
Terça, 05 de abril de 2016, 09h07

Importância das leguminosas terá destaque na ExpoLondrina


O Instituto Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) estarão demonstrando, em parcelas cultivadas na Via Rural Fazendinha, na ExpoLondrina 2016, a ser realizada de 7 a 17 de abril, em Londrina (PR), 13 espécies comestíveis de leguminosas (feijão guandu, guandu anão, lentilha, ervilha, soja, feijão carioca, grão de bico, feijão caupi, feijão mungo, feijão fradinho, feijão azuqui, amendoim e tremoço branco) e oito leguminosas utilizadas para o manejo de solo e na alimentação animal (Crotalaria ocroleuca, Crotalaria spectabilis, alfafa, soja perene, lab-lab, ervilha forrageira, mucuna preta, mucuna anã).

A ideia é debater o assunto em 2016, Ano Internacional das Leguminosas, proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cujo objetivo é ampliar a consciência pública sobre os benefícios nutricionais dos grãos. No Brasil, o feijão e a soja são as leguminosas mais conhecidas, mas existem muitas outras como as ervilhas, a lentilha, o grão de bico, além do feijão fradinho, guandu e azuki, por exemplo, introduzidos na culinária nacional.

De acordo com o pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja, as leguminosas utilizadas na alimentação humana são importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Suas propriedades nutricionais podem auxiliar no equilíbrio corporal e na manutenção da saúde. O feijão carioca é um dos produtos mais consumidos no Brasil, esta leguminosa possui em sua composição 18% de proteínas e de 2 a 10 mg de ferro/ 100 g de feijão. Na composição da soja, encontram-se 37% de proteínas e 20% gorduras constituídas principalmente por ácidos graxos poli e monoinsaturados, conhecidas como "gorduras boas".

Além de excelente fonte nutricional, as leguminosas funcionam como adubos verdes contribuindo para a manutenção da qualidade do solo e garantindo a sustentabilidade dos sistemas de produção. Quando semeadas antes das gramíneas (milho e trigo), as leguminosas podem melhoram a qualidade do solo disponibilizando Nitrogênio, nutriente essencial na formação da proteína. "A cobertura do solo proporcionada pelas leguminosas e suas raízes aumentam o teor de matéria orgânica, responsável pela manutenção da vida microbiana e equilíbrio no solo. Como resultado, aumentam também a infiltração de água, a recuperação de áreas degradadas e melhoram as produtividades das culturas," explicam os técnicos Pedro Moreira, da Embrapa Soja, e Reinaldo Neris dos Santos, do Instituto Emater/ PR.

Para debater o tema Importância das Leguminosas e apresentar os resultados do trabalho realizado pela Campanha Plante seu Futuro nas últimas safras, serão promovidas oficinas na Unidade do Projeto Grãos da Via Rural Fazendinha, de 13 a 15 de abril, das 14h às 15h, conforme detalhado na programação. 

Oficinas sobre Importância das Leguminosas

Dia 13 de abril
14h às 15h
Importância da soja na alimentação humana
Instrutores: José Marcos Gontijo Mandarino e Vera de Toledo Benassi, pesquisadores da Embrapa Soja e a  nutricionista Lara Barbosa, do Mesa Brasil/SESC.
 
Dia 14 de abril
14h às 15h
 
Os problemas do nematoide na cultura do soja
Instrutor: Geraldo Estevan de Souza Carneiro, pesquisador da Embrapa Soja
 
Dia 15 de abril
14h às 15h
 
Apresentação das ações e resultados da campanha Plante seu Futuro em Manejo Integrado de Pragas e Doenças e a importância do rizóbio na produção de nitrogênio para as leguminosas.
Instrutores: Arnold Barbosa de Oliveira, analista de transferência de tecnologias da Embrapa Soja e extencionistas Reinaldo Neris dos Santos e Alcides Bodnar, do Instituto Emater e Rodolfo Bianco, do Iapar.
 

 

Evento: Oficinas sobre Leguminosas

Datas: 13 a 15 de abril

Local: Unidade Expositiva do Projeto Grãos da Via Rural Fazendinha na ExpoLondrina 2016

Inscrições: (43) 3305-1411 ou email: ellondrina@emater.pr.gov.br, com Edson Luiz Moreno ou Wagner Evangelista dos Santos.

Mais Informações: Pedro Moreira (43-9919-7636) e Reinaldo Neris (43-8433-1333)

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114