Cuiabá | MT 30/04/2024
Agro
Sexta, 17 de junho de 2016, 11h29

Cultura da mamona é tema de dois dias de campo no Ceará


A Embrapa Algodão e a Petrobras realizarão dois dias de campo sobre a cultura da mamona na agricultura familiar no estado do Ceará. Os eventos acontecerão nos municípios de Monsenhor Tabosa e Itarira, nos dias 21 e 22 junho, respectivamente. São esperados cerca de 200 participantes entre produtores, extensionistas e representantes de instituições parceiras ligadas à cadeia produtiva da mamona.

Durante os dias de campo serão apresentadas as ações da Petrobras Biocombustível no Ceará e do projeto Pesquisa participativa e transferência de tecnologia para a produção sustentável da mamoneira no Semiárido, que atualmente conta com 10 Unidades de Teste e Demonstração sobre a cultura da mamona nos estados do Ceará e Bahia. "Essas unidades funcionam como escolas de campo, onde nós socializamos com os produtores conhecimentos sobre manejo de solo, plantio, adubação, variedades e beneficiamento", conta o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro.

A programação contará ainda com palestras sobre o manejo da cultura, adubação e consórcios, além de visita às áreas experimentais dos produtores e uma prática de descascamento mecânico da mamoneira.

Segundo Odilon, a mamona tem se mostrado como uma das principais opções agronômicas para a região Semiárida. "Nossos experimentos são sempre em consórcio com outras culturas como o milho e o feijão e, enquanto essas culturas produziram muito pouco nesse período de seca, a mamona apresentou uma boa produtividade", afirma. "A BRS Energia vem se destacando nessa região por ter um ciclo menor, sempre apresentando melhor produtividade em relação às variedades locais e a outras variedades da Embrapa de ciclo mais longo", completa.

Com essa mesma temática, no mês passado também foram realizados quatro dias de campo na Bahia, com aproximadamente 300 participantes nos municípios de Nova Redenção, Central, Morro do Chapeú e Ibititá. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114