Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Terça, 28 de junho de 2016, 18h32

Embrapa apresenta estratégias para agropecuária ao governador do Piauí


Gestores da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI se reuniram com o governador do Piauí e secretários de Estado, nesta segunda-feira (27), no Palácio do Karnak, para discutir as providências para otimizar o aproveitamento das potencialidades que o Piauí apresenta em relação a agropecuária. A Unidade da Embrapa apresentou ao governador Wellington Dias e aos secretários estaduais de Governo, Merlong Solano, e de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, as estratégias a serem adotadas para a exploração das potencialidades do setor agropecuário.

Wellington Dias explicou que o Governo deverá destinar dois milhões de hectares para pequenos agricultores e mais dois milhões para médios e grandes produtores rurais até 2018. A iniciativa tem como objetivo fomentar as principais cadeiras produtivas; desenvolver a pecuária com ovinos, caprinos, gado leiteiro e de carne e a fruticultura irrigada. "O estudo realizado pela Embrapa apontou que o nosso estado tem um alto potencial para o cultivo de plantas exóticas em áreas irrigadas, como a fruticultura do pêssego, do figo, da pera e da oliveira. Vamos avaliar a possibilidade de investir nisso", salientou o governador.

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, explicou que o Governo e a Embrapa vêm realizando encontros, desde o ano passado, com instituições de representatividade no setor agropecuário, como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), prefeituras municipais, universidades, dentre outros, para discutir os meios mais eficientes para fomentar a agricultura familiar. "Tratamos do acesso ao crédito agrícola, fortalecimento da assistência técnica, regularização fundiária e redução dos riscos ambientais da agricultura gerados pelos efeitos da seca", informou Merlong Solano.

Dentre as estratégias sugeridas pela Embrapa estão o zoneamento agrícola, viabilizar a produção de sementes, organizar os pequenos produtores rurais em associações e cooperativas, elaborar o plano diretor da agricultura irrigada, criar e adequar linhas de crédito, apoiar a agroindustrialização da agricultura familiar e incentivar a educação profissional agroecológica.

O chefe do executivo estadual destacou que o estudo realizado pela Embrapa apontou uma série de caminhos a serem implementados, como, por exemplo, atualizar o zoneamento agrícola, com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para identificar o que é mais viável em cada área geográfica do estado. "A criação de um zoneamento econômico, social e ecológico poderá facilitar as pesquisas. Esta integração vai ampliar o uso da tecnologia de ponta e aumentar a renda e as condições de produção dos agricultores", frisou o governador.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, a meta é identificar providencias que possam ser adotadas pelos diversos órgãos e quais que podem ser realizadas em regime de parcerias. "É um trabalho que identifica alguns gargalos como o acesso dos agricultores familiares ao mercado, que é uma questão importante; a assistência técnica, que precisa ser fortalecida; a regularização fundiária, que já vem sendo realizada; dentre outros", declarou Leite.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114