Cuiabá | MT 19/05/2024
Agro
Quarta, 23 de novembro de 2016, 05h55

Mostra Cultural do Colégio Múltiplo aborda leguminosas


Todos os anos, em outubro, o Colégio Múltiplo, de Campinas, SP, realiza uma Mostra Cultural. Victoria Palmero, professora de química e biologia, conta que sempre procura um tema que contemple todas as séries do ensino fundamental II, dentro do conteúdo estudado.

"Como 2016 é Ano das Leguminosas, saímos buscando experimentos sobre esse tema. Assim, o 6º ano fez plantio e acompanhamento do crescimento da semente de feijão, monitorando quantidade de luz, água e espaço de crescimento e os dados foram utilizados na elaboração de gráficos. O 7º ano estudou a produção de proteínas pelas células e a importância da alimentação de leguminosas. O 8º ano estudou o ciclo do nitrogênio e ação das bactérias nitrificantes com uso de Rhizobium na agregação desse elemento no solo e o 9º ano foi para o lado da química e sintetizou biodiesel a partir do óleo de soja usado", explica a professora.

"As sementes de soja inoculadas, doadas pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) nos ajudaram bastante, pois enriqueceram nosso trabalho à medida em que acompanhamos a germinação e o crescimento. Como na época da Mostra, as plantas tinham 15 dias, não visualizamos os nódulos na raiz, por isso, elas ainda estão na terra", explica Victoria Palmero.

Essas sementes inoculadas e outras não inoculadas foram fornecidas pela equipe dos Campos Experimentais da Embrapa Meio Ambiente, que também disponibilizou solos e vasos, preparados por Waldemore Moriconi, que inoculou as sementes usadas na experiência.

Conforme Rafaela Duarte, supervisora do setor, Rhizobium é um gênero de bactérias gram-negativas que vivem no solo e fixam nitrogênio, sendo assim essenciais nesse ciclo.

Leguminosas
A ONU declarou o ano de 2016 como Ano Internacional das Leguminosas com o propósito de elevar a consciência sobre a importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Com isso em mente, as salas do ensino fundamental II foram assim divididas:
6º Ano: Germinação do feijão – acompanhamento da germinação da semente, análise em gráficos de crescimento e comparação das variedades desse grão.

7º Ano: Síntese de proteínas – elaboração de uma sequência de aminoácidos para representar uma proteína; interação com a produção de proteínas pela soja, plantio e acompanhamento da germinação e crescimento de soja tratada e não-tratada com bactérias nitrificantes (cedidas pela Embrapa Meio Ambiente).

8º Ano: Ciclo do nitrogênio na atmosfera; tipos de vagens e suas sementes; relação entre leguminosas e ciclo do nitrogênio.

9º. Ano: Biocombustíveis – extração de biodiesel a partir do óleo de soja utilizado em frituras – importância ambiental dos biocombustíveis e utilização de matéria prima do tema do ano – soja.

 

Agradecimentos a Wilson Lopes Jr, empregado da Embrapa e pai de Gabriel Lopes, aluno do colégio, que viabilizou as doações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114