Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Domingo, 08 de janeiro de 2017, 05h37

Mais de 450 estudantes visitaram a Embrapa Meio Ambiente em 2016


Uma visita de alunos do ensino médio da escola EMEB Profª Raquel dos Anjos Marcelino de Leme, SP encerrou a programação de 2016 do programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Ao longo do ano, foram 453 estudantes de Jaguariúna e região, a maior parte do ensino fundamental e médio. Alunos de escolas técnicas e de universidades também conheceram a Unidade. Para o público infantil, a programação contou com novidades neste ano. Uma delas foi a inserção do tema Solo como fator ecológico e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF. O Brasil possui milhares de hectares de pastagens degradadas que podem ser reinseridas no processo produtivo por meio de sistemas integrados de produção agropecuária. Serão apresentados os possíveis sistemas de ILPF e a versatilidade dessas estratégias de produção. Estes sistemas permitem o aumento da produção de grãos e/ou carne, em uma mesma área, em duas ou três vezes mais que nos sistemas isolados ou de monoculturas. Tudo isso sem a necessidade de desmatamento.

De acordo com a jornalista Cristina Tordin, da Embrapa Meio Ambiente e responsável pelo projeto, ao longo do ano 11 pessoas atuaram como monitores, sendo 8 empregados e 3 estagiários. Para o professor Gilberto Guieus, da EMEFM Vereador Angelo Corassa Filho, de Paulínia, SP, as visitas têm sido de grande importância, tanto para o corpo docente, quanto para os discentes. Em 2016 ocorreram quatro visitações, uma turma por vez, e o objetivo tem sido contemplado, pois os professores que acompanharam os alunos, ao retornarem para escola, comentavam sobre as palestras, entre os assuntos a questão do desmatamento, as matas ciliares e entre outros.

"Pensamos em fazer um projeto na escola voltado para as questões ambientais com os alunos que estiveram na Embrapa e prosseguir com as visitas para os próximos anos, "disse o professor.

Continuidade

Em 2017 o programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente continua. Conforme explicou Cristina Tordin temas como os grandes biomas brasileiros e mundiais, erosão do solo em cidades e em meio rural, biodiversidade, controle biológico de pragas e sustentabilidade e sistema de bioflocos para produção de tilápias serão inseridos no roteiro de visitas e palestras.

Para a supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional, Cecília Zitto, "o programa é de grande importância para a disseminação de conhecimentos sobre a pesquisa científica, voltada para inúmeras áreas da agricultura, conscientização dos alunos sobre conservação do meio ambiente e também para aproximação da Embrapa com a sociedade."

Para a visitação, as escolas, públicas ou privadas, devem fazer agendamento prévio. As informações estão no site https://www.embrapa.br/meio-ambiente/responsabilidade-socioambiental.

O programa Embrapa & Escola foi criado em 1997 com o objetivo de levar conhecimentos sobre a pesquisa agropecuária brasileira a estudantes dos ensinos fundamental e médio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114