Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 07h02

Fevereiro inicia com a colheita da Uva, em Pelotas


O mês de fevereiro marca o reinício das contribuições e participações importantes da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) em feiras e eventos agropecuários. A abertura da Colheita da Uva é uma dessas realizações. A sétima edição será realizada no próximo dia 7, no interior do município, no 7º distrito de Pelotas, na propriedade de Celmar Schafer Raffi, na Colônia Rincão do Andrade, a partir das 13h30.

Os parreirais serão colhidos e degustados por autoridades e convidados que poderão presenciar uma programação típica da abertura da colheita com a degustação de frutos, benção ecumênica, solenidade de abertura da colheita no pomar e entrega de trofeus aos melhores frutos. A Embrapa, através das unidades de Bento Gonçalves e Pelotas, ambas no Rio Grande do Sul, estarão contribuindo na programação ao apresentar as opções de cultivares de uva para mesa e para processamento aos produtores da região, além de dados de produção. A expectativa é uma colheita farta, chegando as 642 toneladas de uvas, numa média de 25 toneladas por hectare.

Nos vinhedos da região de Pelotas são encontradas as cultivares BRS Niágara Rosada, Branca e Bordô e BRS Isabel Precoce, todas indicadas ao consumo in natura. O município possui uma área de aproximadamente 42 hectares de plantação de uva, divididos em quase 102 produtores.

O Rio Grande do Sul contribui, em média, com 777 milhões de quilos de uva por ano.

A 7ª Abertura da Colheita da Uva é uma parceria da Prefeitura Municipal de Pelotas, Embrapa, Emater-RS/Ascar, Universidade Federal de Pelotas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114