Cuiabá | MT 29/04/2024
Agro
Sábado, 01 de julho de 2017, 07h08

Publicação indica ferramentas de apoio à tomada de decisões para manejo de pastagens no Pantanal


Acaba de ser publicada pela Embrapa Pantanal a Série Documentos “Ferramentas para plano de manejo que visem a conservação das pastagens nativas associada com a introdução de gramíneas exóticas no Pantanal”. O texto informa sobre os estudos que o centro de pesquisas vem desenvolvendo no sentido de auxiliar o pecuarista a optar pelas melhores técnicas de manejo de pastagens, especialmente na hora de associar nativas e exóticas.

.

Produzida pelos pesquisadores Sandra Aparecida Santos e Evaldo Luis Cardoso, a publicação – em linguagem bastante acessível – mostra como a ferramenta FPS (Fazenda Pantaneira Sustentável) poderá ajudar o produtor a realizar um diagnóstico da aptidão produtiva da sua propriedade e identificar o estado de conservação das pastagens nativas, sempre seguindo critérios técnicos que buscam garantir a sustentabilidade do bioma.

“A introdução de pastagens exóticas no Pantanal tem sido uma das práticas muito utilizadas para aumento da capacidade produtiva das fazendas, porém, critérios de otimização e sustentabilidade desta prática são necessários para que seja feita de maneira apropriada”, afirmam os pesquisadores no texto.

Os autores explicam que há pesquisas em andamento para desenvolver um sistema de tomada de decisão que otimize a substituição de pastagens considerando aspectos ambientais e produtivos. A ideia é que todas essas ferramentas possam subsidiar a formulação de políticas públicas que recompensem os proprietários de fazendas sustentáveis.

A íntegra da publicação pode ser acessada aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114