Cuiabá | MT 29/04/2024
Agro
Segunda, 03 de julho de 2017, 16h05

SENAR-MT e Sindicato Rural de Cuiabá ofertarão mais de 50 atividades educacionais


Assim como nos anos anteriores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) terá seu estande na 53ª Expoagro de Cuiabá, que acontece entre os dias sete e 17 de julho. A novidade, desta edição é o número de oficinas e vitrines. Ao todo serão mais de 50. Há turmas previstas para o período da manhã, tarde e noite.

A expectativa é capacitar mais de 300 pessoas no período da Expoagro. O SENAR-MT em parceria com Sindicato de Produtores Rurais de Cuiabá ofertarão 37 oficinas, com turmas de seis pessoas cada, mais um treinamento de Produção de Derivados de Leite, com 10 vagas e carga horária de 40 horas e, mais 10 vitrines.

Outro detalhe importante é que para o período da tarde e da noite, as inscrições podem ser feitas antes do início da atividade. Porém aqueles que querem garantir a vaga, devem procurar o Sindicato de Produtores Rurais de Cuiabá para obter mais informações e também para se inscreverem.

Haverá opções para todos. Na oficina de classificação de grãos, com carga horária de quatro horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a legislação da classificação vegetal. O conteúdo inclui assuntos como identificação de classes e dos defeitos encontrados no milho ou na soja, enquadramento em tipo e qualidade de produtos.

Já quem optar pelas oficinas de Defensivos Naturais, além de aprender a fazer os produtos, também terá informações para controlar pragas e doenças. De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Maycon Alves Maia, oficina é uma mostra do treinamento de 40 horas que também é ofertado pelo SENAR-MT.

O conteúdo desta oficina inclui conceito e considerações sobre a importância dos defensivos naturais, identificação e as principais características de pragas como pulgões, percevejos, lagartas, moscas brancas, das frutas e do chifre. "Também mostramos a relação entre o defensivo, a praga e o ambiente", ressalta Maia.

Para quem tem o interesse de cultivar hortaliças em pequenos espaços será oferecida a oficina de horta vertical. A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Laura Rosana Moreira diz que o objetivo é mostrar como se constrói e se cultiva hortaliças em pequenos espaços. A oficina tem carga horária de quatro horas e, é dividida em duas partes. "Abordamos assuntos como defensivos naturais, poda/desbrota, adubação de cobertura, folear e até irrigação".

Já na parte prática, a instrutora mostra aos participantes como fazer os recipientes para o plantio das hortaliças, utilizando garrafas pets e canos (pvc). "A garrafa precisa ter a tampa. O espaço aberto para o plantio deve variar entre 12 e 15 centímetros e ter somente duas plantas por cada garrafa. Já nos canos de PVC, esse espaço pode ser bem maior".

Quem optar por participar das vitrines encontrará um formato diferente, ou seja, o número de pessoas que podem assistir é bem maior. Os interessados nas vitrines de corte de carnes: suíno, bovino, ovino, frango e peixe terão a oportunidade de ver como se faz a desossa e conhecer novos cortes. No caso da vitrine de peixe será mostrado como retirar as espinhas, cortes e técnicas no preparo do peixe. A melhor parte é que no final de cada evento os participantes poderão degustar tanto as carnes quanto as saladas.

Uma das novidades lançadas no ano passado e que já tem chamado a atenção do público esse ano é a vitrine de hambúrguer. A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Sueny Marques, explica todo o processo de como se faz um hambúrguer. Além destas haverá também vitrines do leite e de cozinha experimental - Soja e Milho.

No ano passado, o SENAR-MT participou de 46 exposições agropecuárias em Mato Grosso. Ao todo, foram 237 oficinas e 109 vitrines realizadas. As oficinas mais demandadas são as da área do setor de máquinas e implementos agrícolas. No caso das vitrines, as mais pedidas são a de corte de carnes.


Confira a lista de vitrines e oficinas que acontecerão durante a 53ª Expoagro. Os interessados devem procurar o Sindicato de Produtores Rurais de Cuiabá – no telefone (65) 3623-0554. Para saber mais sobre as oficinas e vitrines visite o link - https://goo.gl/SHJ0jJ.

Oficinas

Cortes e desossa de frango

Confecção de bolsas em couro bovino

Entradas e Saladas

Confecção de chinelos em couro bovino

Confecção de cintos em couro bovino

Beneficiamento - Linguiça apimentada

Confecção de bolsas em couro bovino

Horta Vertical

Beneficiamento e conservação de pescado

Cortes e desossa de ovinos

Agricultura de precisão

NR 31.8 - Segurança no trabalho - aplicação de agrotóxicos

Beneficiamento - Hambúrguer

Classificação de grãos

Beneficiamento - Linguiça apimentada

Classificação de grãos

Defensivos naturais

Oficina de mussarela Trança e Nozinho

Beneficiamento e conservação de pescado

Beneficiamento do Leite - requeijão tradicional (barra e cremoso)

Beneficiamento do leite - doce de leite pingo

Confecção de revestimento para copos em couro bovino

Vitrines

Vitrine da carne - ovino

Vitrine do leite

Vitrine cozinha experimental - Soja e Milho

Vitrine da carne - bovino

Vitrine da carne - Peixe 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114