Cuiabá | MT 28/04/2024
Agro
Quinta, 05 de outubro de 2017, 06h54

Ministro da Bósnia e Herzegovina visita a Embrapa Monitoramento por Satélite


A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 2 de outubro, o ministro das Relações Exteriores da Bósnia e Herzegovina, Igor Crnadak, e comitiva, que está em visita oficial ao Brasil até o dia 5 de outubro. Segundo o Itamaraty, a viagem é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento político e promover o intercâmbio comercial bilateral. Dentro desse objetivo, o governo bósnio relatou interesse em realizar reuniões com entidades de apoio ao setor agrícola no estado de São Paulo. O embaixador do Brasil na Bósnia, Manoel Gomes Pereira, acompanhou o ministro.

.

O interesse da visita à Embrapa Monitoramento por Satélite surgiu ante às dificuldades do governo bósnio na área de monitoramento e de gestão territorial e à importância da Embrapa para a economia brasileira. O grupo foi recebido pelo articulador internacional, Claudio Bragantini, pelos chefes-adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia, Sérgio Tôsto e José Gilberto Jardine, e pela supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Institucional, Luciane Dourado. Bragantini fez uma apresentação institucional da Embrapa, sua missão, estrutura e distribuição geográfica, além de destacar sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Também apresentou as grandes demandas da sociedade direcionadas à Embrapa Monitoramento por Satélite, relacionadas às geotecnologias, inteligência, gestão e monitoramento territorial.

Alguns dos mais recentes resultados alcançados pela Unidade da Embrapa foram apresentados para a comitiva pela supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite), Lucíola Magalhães, e pelo analista Carlos Alberto de Carvalho. Entre eles, a análise da preservação da vegetação nativa pelos agricultores do País, com base nos dados disponíveis no Cadastro Ambiental Rural, e a geração de dados espaciais sobre a vulnerabilidade social do Brasil, com ênfase para a segurança alimentar e nutricional, e a elaboração de uma plataforma web desenvolvida para o Ministério do Desenvolvimento Social com informações territoriais sobre a cobertura dos programas sociais.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114