Cuiabá | MT 28/04/2024
Agro
Sexta, 06 de outubro de 2017, 22h39

Nova Mutum cria grupo técnico focado em mosca branca e ferrugem asiática


.

O Núcleo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) de Nova Mutum, Sindicato Rural do munícipio e agrônomos de Santa Rita do Trivelato criaram nesta semana o Grupo Técnico Agronômico Regional. A primeira reunião de alinhamento ocorreu na noite de quinta-feira (05) e contou com palestras do assessor técnico regional, Renato Tachinardi, do Instituto Mato-Grossense do Algodão (Ima-MT), e do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastoril, Rafael Pitta.

.

No caso do Ima-MT, que faz parte da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a palestra foi focada no Grupo Técnico do Algodão (GTA), criado pelo instituto com o objetivo de monitorar as lavouras de algodão do estado e melhorar o manejo e controle de pragas e doenças na cultura. Hoje em Mato Grosso o Ima-MT possui nove grupos.

“Os grupos são importantes por promoverem a interação entre os agricultores e a área técnica de suas propriedades. Unidos, eles fazem o manejo de uma maneira unificada contra as principais pragas, buscando sempre um bom monitoramento, aplicando no momento correto e evitando, assim, a resistência, preservando os inimigos naturais das pragas”, explica o presidente da Ampa e também diretor administrativo da Aprosoja, Alexandre Schenkel.

Já Pitta contou sobre a visita focada em mosca branca, realizada neste ano aos Estados Unidos, no estado da Califórnia, juntamente com a Aprosoja, com o objetivo de entender como é o controle e o manejo realizado no país.

“Esta é uma iniciativa inédita. É o primeiro grupo no interior de Mato Grosso formado por agrônomos, técnicos agrícolas e consultores, sem interesses comerciais, voltado para a soja e o milho e, neste momento, focado no combate da mosca branca e da ferrugem asiática. Em um futuro próximo, nossa meta é nos reunirmos permanentemente, gerar relatórios, cruzar informações e, quem sabe, criarmos um aplicativo de alerta para os produtores relativos as pragas e doenças e ao manejo integrado”, explica o vice-presidente Norte da Aprosoja, Emerson Zancanaro.

O Grupo Técnico Agronômico Regional também tem por objetivo o alinhamento com o Grupo Técnico do Estado de Mato Grosso. Uma outra expectativa é que a partir da criação do grupo em Nova Mutum, outros munícipios façam o mesmo. Na primeira reunião esteve, por exemplo, o delegado da Aprosoja em Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt.

“Acreditamos que em curto espaço de tempo diversos grupos técnicos estarão se formando. E isso é importante para nossa produção. A partir das reuniões esperamos criar ferramentas de comunicação entre os técnicos, trocar ideias, fazer relatórios periódicos avaliando o andamento das lavouras e, a partir disso, criar estratégias de controle integrado de pragas e doenças. Nosso último objetivo seria mudar o comportamento ou até mesmo a cultura do sistema de lavoura, buscando um manejo integrado de pragas e diminuição dos defensivos agrícolas nas lavouras. Ou seja, termos uma atividade agrossustentável”, avalia Zancanaro.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114