Cuiabá | MT 03/05/2024
Agro
Domingo, 21 de maio de 2023, 13h36

Espírito Santo sacrifica animais para conter avanço de gripe aviária


.

No Espírito Santo, ocorreu o abate de 26 aves silvestres para conter o avanço da gripe aviária no Brasil. O Estado confirmou os primeiros casos da doença no país em três animais silvestres na segunda-feira 15.

Entre os animais exterminados, atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá, de acordo com o G1. Até o momento, o Espírito Santo confirmou três aves contaminadas por gripe aviária, as únicas no Brasil. Tratam-se de espécimes silvestres resgatadas no litoral no Estado, nos municípios de Marataízes e Vitória (capital estadual).

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo confirmou a medida na quarta-feira 17. De acordo com o órgão, os espécimes selecionados tiveram contato com as aves positivadas para a doença e a medida é considerada padrão.

“É uma medida de contenção de foco, com objetivo de proteger a saúde das demais aves que estão no meio ambiente e das pessoas que trabalham com essas aves”, informou a pasta.

Gripe aviária no Brasil
Apesar dos casos confirmados em três animais silvestres, ainda não existem registros da gripe aviária nas granjas comerciais do Brasil. Ou seja: ela não chegou à indústria de aves. Assim, o setor se mantém com status de livre da doença. Desse modo, os alimentos como carnes de frango e ovos seguem considerados seguros para o consumo humano.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114