Cuiabá | MT 20/05/2024
Agro
Terça, 16 de julho de 2013, 17h34

Número de máquinas na MT-320 chama atenção


Na rodovia MT-320, onde são transportadas principalmente soja, milho, arroz e madeira, trabalham 290 pessoas e 149 máquinas num trecho de 84,3 quilômetros. A empreitada foi dividida em dois lotes pela Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e é executada pelas empresas JM Terraplanagens e Construções e Guaxe Engenharia.

Moradores de Marcelândia, distante 710 km de Cuiabá, já começam a levar menos tempo para chegar a Nova Santa Helena, a 622 km da capital e, consequentemente, na BR-163. Os dois municípios estão interligados pela MT-320, inserida no Programa MT Integrado. “Ao passo que as obras são executadas, a pavimentação asfáltica encurta as distâncias”, lembrou Cinésio de Oliveira, secretário da Setpu.

No lote um, de 69,3 quilômetros, os trabalhos são tocados nos primeiros 38 quilômetros, partindo da BR-163. No trecho, são executadas obras de arte (galerias e bueiros), serviços de terraplanagem e tratamento de subleito e sub-base. A JM tem 250 pessoas no canteiro de obras. Elas trabalham com 119 máquinas para cumprir um cronograma que prevê a conclusão da pavimentação asfáltica até 2014. Na empreitada, serão investidos por meio do MT Integrado cerca de R$ 45,2 milhões.

Nos 15 quilômetros do lote dois, onde são investidos cerca de R$ 5,5 milhões, há 40 funcionários e 30 máquinas atuando em ritmo acelerado. As frentes de trabalho fazem o desmatamento lateral, serviços de terraplanagem, tratamento de subleito, execução de obras de arte e de sub-base e base do trecho da rodovia que será concluído ainda em 2013.

Caixa de um posto de gasolina em Marcelândia e esposa de caminhoneiro, Edna Santos, que mora há 25 anos no município, conhece bem a realidade e as dificuldades enfrentadas na região. “As condições da estrada são péssimas, quando chove a gente atola e fica preso até mais de um dia na seca. Por causa da poeira ocorrem muitos acidentes”, contou ela, que passou recentemente pela MT-320 e fez uma observação. “Gastei 2h30 até Colíder. Mesmo com as máquinas, o trecho já está bem melhor. Eu estou adorando porque a viagem vai levar menos tempo”.

MT Integrado - O MT Integrado, Sustentável e Competitivo é um programa do Governo do Estado com objetivo de levar desenvolvimento com sustentabilidade aos 141 municípios, interligando todos com pelo menos uma via de acesso pavimentada. A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) iniciou as primeiras obras do MT Integrado no mês de abril de 2013, e trabalha para fechar todos os contratos e lançar as obras de todos os trechos do programa até o mês de setembro 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114