Cuiabá | MT 28/04/2024
Agro
Terça, 28 de janeiro de 2014, 07h59

Rally da Safra chega ao Mato Grosso para avaliar soja precoce


Principal Estado produtor do grão recebe técnicos da Equipe 3 com palestra de André Pessôa para produtores rurais em Rondonópolis

O Rally da Safra, principal levantamento da safra de grãos no Brasil, ao Mato Grosso, maior Estado produtor, nesta terça-feira, dia 28. Em sua 11ª edição, os técnicos da expedição concentrarão esforços na avaliação de soja precoce devido à sua importância para a safra 2013/14. À noite, em Rondonópolis, acontece palestra para produtores rurais sobre o mercado de soja e milho com André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio diretor da Agroconsult, empresa responsável pela organização da expedição. A equipe seguirá em campo até o dia 02 de fevereiro, quando terminará esta etapa em Sinop/MT.

“Acreditamos que até 42% da soja estará colhida até o dia 28 de fevereiro, deslocando o pico da colheita que, tradicionalmente, ocorria na segunda quinzena de março. Teremos muita colheita de soja nesse período, desafiando novamente as condições logísticas brasileiras”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra.

A expectativa dos técnicos é encontrar em campo uma supersafra 2013/14, quando o Brasil deverá colher, pelo segundo ano consecutivo, o maior volume de soja de sua história: 91,6 milhões de toneladas - aumento de 11% sobre a safra 2012/13. A área plantada aponta para um crescimento de 7%, alcançando 29,7 milhões de hectares. Segundo André Pessôa, toda a expansão da safra brasileira de soja estará concentrada no período até o final de fevereiro.

No Mato Grosso, maior produtor de soja do País, a expectativa é de 26,8 milhões de toneladas, uma expansão de 14% no volume, com uma área plantada de 8,4 milhões de hectares. Em Goiás, a safra de soja 2013/14 está estimada em 9,6 milhões de toneladas, com expansão de 12% sobre a safra passada. A área plantada aumentou 7% e atingiu 3 milhões de hectares.

Evento

Em Rondonópolis/MT, às 19h, haverá palestra para produtores rurais sobre o mercado de soja e milho com André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio diretor da Agroconsult, além de minipalestras técnicas com profissionais da BM&FBovespa e Bayer (veja locais abaixo). Serão realizados durante o Rally da Safra 12 eventos para produtores.

Roteiro

As Equipes 4, 5 e 6 do Rally da Safra visitarão lavouras de soja e milho entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março, no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Maranhão.

Nesta edição, três equipes avaliarão o milho safrinha – a Equipe 1 esteve em campo entre os dias 15 e 24 de janeiro nos estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Entre 26 de maio e 13 de junho, as Equipes 7 e 8 passarão por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2014 chega à 11ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil – Governo Federal, Bayer, Heringer, Monsanto, Vale e Mitsubishi, com apoio da FIESP, Aprosoja Brasil, Fundação Agrisus, Impar Consultoria no Agronegócio, BM&FBovespa, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log. Famasul e Aprosoja-MT darão apoios regionais no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114