Cuiabá | MT 28/04/2024
Agro
Quarta, 29 de janeiro de 2014, 06h55

Colheita inicia e velhos problemas de classificação reaparecem


 

 Com início da colheita, um velho problema ressurge: a falta de clareza no sistema de classificação de grãos. Com a ausência de transparência e de uma metodologia os produtores somam perdas. “Todo ano é a mesma coisa, temos o compromisso de entregar a uma trading específica, mas não há um modelo. Um lugar é diferente do outro”, lembra o produtor Rogeres Cassol, de Campos de Júlio, que iniciou a colheita no último domingo (26).

Ainda, segundo produtor, ocorreram casos no município, nesta semana, em que a diferença de umidade encontrada em uma mesma carga chega a ser de 10%, entre a medição realizada nas fazendas e na empresa compradora do grão.

Orientações – Para evitar maiores perdas, a Aprosoja orienta os produtores a acompanharem e ficarem atentos à classificação, observando se os teores encontrados são realmente o que corresponde à carga. Em caso de dúvidas, é preciso procurar orientação técnica.

Outro ponto fundamental é atentar para as dessecações, verificando sempre as previsões climáticas para que a soja seja colhida dentro dos padrões exigidos. A Fundação Mato Grosso também tem alertado aqueles que antecipam a dessecação do grão. Segundo estudo do pesquisador Claudinei Kappes, essa antecipação pode gerar perda de 08 a 12 sacas por hectare, dependendo do estádio de desenvolvimento. A recomendação é que a aplicação de dessecantes seja na fase R7, quando acontece a maturação fisiológica.

Projeto Classificação de Grãos – Frente a isso, a Aprosoja trabalha por meio do Projeto de Classificação de Grãos, com o “Simulador”, onde os produtores podem consultar os descontos praticados por algumas empresas. A base de dados é pautada em romaneios de safras passadas cedidos por produtores de todo o estado. Para usar o sistema o produtor alimenta a planilha com suas informações e observar qual trading aplica um menor desconto.

O produtor pode contar ainda com as Cartilhas de Procedimento de Desconto deforma com a forma correta de classificação, segundo as normativas do Ministério da Agricultura. Confira o simulador e as cartilhas no site: http://www.aprosoja.com.br/projeto/classificacao-de-graos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114