Cuiabá | MT 27/04/2024
Agro
Quarta, 29 de janeiro de 2014, 10h32

Monsanto lança no mercado sementes de soja resistentes à praga da lagarta


Após onze anos de pesquisa, a Monsanto lança no mercado a segunda geração da soja transgênica, a intacta RR2 PRO. A nova tecnologia apresenta um diferencial em relação às demais variedades de soja: a resistência à lagarta helicoverpa armigera, a maior inimiga dos sojicultores do pais. A nova tecnologia pode representar uma esperança para os agricultores da região Oeste do estado, que obtiveram um prejuízo estimado em mais de 2 bilhões com a lagarta ano passado.

Antes de lançar a tecnologia em julho de 2013, a multinacional desenvolveu pesquisas em cerca de 1.500 campos experimentais em duas safras distribuídos em 419 municípios e 14 Estados brasileiros. A semente, que foi elaborada principalmente para o plantio nos países da América do Sul, tem uma produtividade de seis sacas a mais por hectare comparado às demais variedades de soja além de ser resistente às principais lagartas que atacam o grão.

Na fazenda do produtor Marino Franz, com propriedade em Ipiranga do Norte (MT), dos 14,5 mil hectares plantados com soja, cerca de 2,6 são cultivados com a nova tecnologia. A semente custa 70% a mais que as existentes no mercado. No entanto, devido à redução da aplicação de defensivos e do uso de mão de obra no manejo, o produtor conta que a tecnologia ficou 8% mais barata que a convencional.

“Foi possível do plantio à colheita não ter custo algum com inseticida para combater a praga. Por conta disso, obtivemos um resultado muito positivo. Estamos muito contentes e surpresos com a Intacta RR2. Vamos continuar utilizando, quem vai delimitar o tamanho da propriedade é o mercado. Não existindo restrições por parte do mercado, o uso pode ser um caminho sem volta”, afirma o produtor.

Conforme a gerente de Biotecnologia de Soja da Monsanto, Suzeti Ferreira, nove empresas já foram licenciadas para comercializar a semente no Brasil inteiro, inclusive na Bahia com destaque para a região Oeste do Estado, uma das mais afetadas pela praga ano passado.

Ainda de acordo com a gerente, a Intacta foi produzida para controlar as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja no Brasil. São elas: a lagarta da soja, a falsa medideira, broca das axilas e lagarta das maçãs, além de apresentar supressão (controle parcial) sobre as da família Helicoverpa armigera.

“Na safra anterior, com a pressão forte da helicoverpa, tivemos que retornar aos laboratórios para estudar. Com base nesses conhecimentos desenvolvidos na vegetação e nos laboratórios da Monsanto, conseguimos comprovar a supressão da helicoverpa.

Os desempenhos alcançados na fase de experimentação agradaram e a empresa aposta em ganhos de renda de até R$ 409 com a Intacta sobre cada hectare, a partir da diminuição na aplicação de inseticidas (4 vezes menos) e produtividade esperada (6,4 sacas a mais).

“Os resultados estão sendo os esperados”, destaca Suzeti Ferreira.

Tribuna da Bahia 



29/01/14, 14:57
Deyved disse:

E nada me tira da cabeça que são as próprias empresas que criam essas soluções, que desenvolvem essa pragas que atingem todos os anos as nossas lavouras, elas precisam ter mercado para venderem seus produtos. É so prestar atenção, uma safra é a bulva, outra safra é a ferrugem, agora é a lagarta, qual será a praga da próxima safra? Não é nenhum teoria conspiratória, isso ta na cara!


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114