Cuiabá | MT 09/05/2024
Agro
Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 09h08

Pescadores de Nobres recebem barcos do Pronaf Pesca


 Quatro pescadores profissionais de Nobres receberam barcos através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar) na modalidade Pesca, que atende aos pequenos aqüicultores e pescadores profissionais que se dediquem à pesca artesanal com fins comerciais, explorando a atividade como autônomos, com meios de produção próprios ou regime de parceria com outros pescadores artesanais.

Os barcos irão profissionalizar e aumentar a renda dos pescadores. “Antigamente os pescadores só tinham a canoa ou pescavam a beira dos barrancos. Com a oportunidade que estão recebendo hoje, além de profissionalizar a atividade, irão incrementar a sua renda”, ressaltou o presidente da Colônia de Pescadores Z-4, Jules de Moraes.

O financiamento foi pelo Banco do Brasil com carência de dois anos, para começar a pagar e reembolso ao banco em oito anos. Os barcos acompanham motor HP, carreta e freezer. Para acesso ao financiamento é necessária a filiação como pescador profissional e a devida anuência do Ministério da Pesca.

Segundo o técnico da Empaer Amarildo Sampaio Anchieta, a viabilidade do financiamento só foi possível com a parceria dos órgãos. “Se não houver parceria ficamos de mãos atadas. Aqui em Nobres cada órgão faz a diferença: O Ministério da Pesca e Aquicultura, que emite a carteira profissional aos pescadores, o Banco do Brasil que libera o financiamento, a Empaer que elabora os projetos e a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ao pescador, o apoio da Prefeitura de Nobres, a Colônia de Pescadores que estão sempre correndo atrás de seus direitos, enfim, a melhor definição é a união”, ressaltou Amarildo.

O prefeito de Nobres, Sebastião Gilmar Luiz da Silva, destacou a importância da Empaer na execução dos programas que visam fortalecer a agricultura familiar. “O tempo todo nós temos o apoio da equipe da Empaer de Nobres, o Amarildo e o Elias sempre orientam em todas as etapas e hoje nós estamos concretizando esse projeto, para que os pescadores tenham melhor qualidade de vida”, explicou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114