Cuiabá | MT 26/04/2024
Nacional
Terça, 30 de junho de 2015, 19h21

Setas e OIT discutem trabalho decente com Governo da Bahia


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), elabora a criação de uma Agenda do Trabalho Decente sob a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O assunto foi tema de discussão nesta segunda-feira (29.06) com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, que esteve em Cuiabá para o lançamento do Programa Emprega Rede.

O estado da Bahia foi um dos únicos do Brasil a aderir à proposta da OIT de construção de uma Agenda Global de Trabalho Decente. Mato Grosso chegou a participar da Oficina de Boas Práticas Ba/MT, em Salvador, representado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MT), mas só agora, neste governo, o Estado começa efetivamente a adotar medidas para oficializá-la.

“Queremos realizar, enquanto Governo do Estado, essa oficina de Boas Práticas em Cuiabá e também um seminário internacional para discutir a Agenda do Trabalho Decente em parceria com a OIT e apoio do Governo da Bahia, que é precursor no país”, anunciou o titular da Setas, secretário Valdiney de Arruda.

Como contraponto à crise global do emprego e à precarização do trabalho, como resposta à crescente falta de oportunidades de emprego de qualidade para homens e mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende a promoção do Trabalho Decente como elemento central a ser incorporado às estratégias de desenvolvimento nacionais.

“A valorização do trabalho como via principal de superação da pobreza e de inclusão social é fundamental para o alcance de uma globalização mais justa e para o fortalecimento da democracia”, ponderou Antônio Mello Rosa, representante da OIT no Brasil.

Em Mato Grosso, o Governo do Estado lançou esta semana o Programa Emprega Rede, pioneiro no país e que vem de encontro à proposta da OIT de inclusão produtiva e do trabalho decente.

“Saímos na frente ao criamos uma política de governo específica para atender o trabalhador em rede e agora queremos dar mais um passo que é incluir o estado na Agenda do Trabalho Decente”, afirmou o secretário Valdiney de Arruda, que viaja na próxima semana para o Haiti a convite da OIT para apresentar lá o Emprega Rede e conhecer um piloto do projeto Me Encontrei, que também foi pioneiro em Mato Grosso.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114