Cuiabá | MT 29/04/2024
Nacional
Segunda, 21 de novembro de 2011, 16h59

Dia Nacional do Doador de Sangue: valorização e reconhecimento


Diariamente, milhares de pessoas no mundo necessitam de reposição sanguínea durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais, em virtude de acidentes, tratamento de doenças ou emergências. Essa reposição só é possível graças ao simples ato de solidariedade de doar sangue, que mantém abastecidos os estoques dos hemocentros. Como forma de parabenizar e agradecer àqueles que realizam esta ação tão nobre e que ajuda a salvar vidas, em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Francisco Martins da Costa Filho, coordenador técnico do Hemonúcleo Regional de Jaú, mantido pela Fundação Amaral Carvalho (FAC), afirma que esta data busca valorizar os voluntários que disponibilizam seu tempo para a doação em um gesto de boa vontade e desprendimento. “Além disso, a data serve para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue”, diz.

Por que doar sangue?
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 3, 5 milhões de doadores de sangue, o que corresponde a 1,9% da população do país — índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%.
É importante a colaboração da população para regularizar, manter e aumentar os estoques de sangue nos serviços nacionais responsáveis pela captação e distribuição deste e de outros componentes sanguíneos. De acordo com Francisco, em períodos de férias escolares, festas e final de ano, as doações de sangue caem em até 30%.
Existente desde 1994, o Hemonúcleo Regional de Jaú já recebeu cerca de 30 mil doadores. Contudo, este é um dos hemocentros que esta sempre com os estoques no limite mínimo. A unidade, que atende os municípios de Jaú, Barra Bonita, Brotas, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Bariri, Bocaina, Itapuí, Igaraçu do Tietê e Torrinha, recebe em média 30 doações por dia, mas, conforme relata o coordenador técnico, são necessárias 60 doações diárias para manutenção dos estoques.
O caráter constante de urgência para captação de sangue no Hemonúcleo se dá em virtude da demanda: entre os 11 hospitais que atende esta o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que é o que mais utiliza bolsas de sangue. “Referência no tratamento oncológico, este hospital possui um dos maiores serviços de Transplante de Medula Óssea (TMO) do país, e pacientes que fazem quimioterapia e transplante de medula precisam de muitas transfusões de sangue”, explica o profissional.

Especial
Francisco ressalta que o maior benefício para o doador é o sentimento de dever cumprido. “Ajudar ao próximo, ser único, dar um pouco de si para salvar a vida de até três pessoas. Este é o diferencial dos doadores, o que os torna especiais”.
E para pessoas tão importantes, uma semana especial. Até a próxima sexta-feira (25), será servido um lanche incrementado aos doadores que comparecerem ao Hemonúcleo. “É uma forma de retribuir e demonstrar o carinho que temos por essas pessoas”, conclui Francisco.

Para doar é preciso:
- Estar em boas condições de saúde e descanso;
- Ter entre 18 e 67 anos (Menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não estar utilizando medicamentos;
- Não estar resfriado ou com gripe;
- Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Se mulher, não estar grávida ou amamentando.

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jaú - Hospital Amaral Carvalho
Rua Dona Silvéria, 150 - Jaú
Tel. (14) 3602-1356

Horário de atendimento: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30.
Quartas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 20h.
Sábados, das 7h30 às 12h. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114