Cuiabá | MT 19/05/2024
Nacional
Sexta, 02 de março de 2012, 18h23

Após problemas na Justiça, Brasília pode abandonar VLT


Depois de três anos de idas e vindas, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília pode ser abandonado em definitivo pelo governo do Distrito Federal.

Apesar de o vice-governador Tadeu Filippelli afirmar que o edital está em fase de ajustes finais, o governo ainda não decidiu se vai ou não tocar o projeto.

Caso decida levar a obra adiante, Brasília enfrentará outro risco: o VLT pode não ficar pronto até a Copa, porque a construção leva, no mínimo, 24 meses.

Incluído na Matriz de Responsabilidade, uma lista com os projetos de transporte essenciais para a realização do Mundial, o VLT de Brasília já virou até caso de polícia.

A obra foi paralisada há mais de um ano por suspeitas de fraude na licitação. Como a manipulação foi confirmada, o Tribunal de Justiça do DF cancelou a licitação em dezembro passado. O consórcio das empresas Dalcon e Altram/TCBR chegou a entrar com recurso, mas perdeu.

Antes mesmo do cancelamento da licitação, o governo havia se antecipado, rescindido o contrato e anunciando que lançaria novo edital. A previsão era de que a concorrência estivesse na rua em outubro do ano passado, mas até hoje nada foi divulgado. Entre 20 e 30 de dezembro, foi aberta uma consulta pública sobre o edital.

Por integrar os projetos da Copa, o VLT de Brasília teria financiamento de R$ 263 milhões assegurado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O valor cobriria 95% da obra, orçada em R$ 276,9 milhões. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114