Cuiabá | MT 27/05/2024
Nacional
Segunda, 12 de março de 2012, 21h26

Parlamentares cobram aprovação do acordo sobre o Tribunal Penal Internacional


Parlamentares para Ação Global cobram a votação do projeto (PL 301/07) que concretiza a participação do Brasil no acordo com o Tribunal Penal Internacional (TPI) para julgamento de crimes de guerra, contra a humanidade ou crimes por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas ou políticas.

Representantes do grupo se reuniram com o presidente da Câmara, Marco Maia, na semana passada para lembrar que 10 anos já se passaram desde a adesão do Brasil ao Estatuto de Roma e até agora a legislação brasileira não foi adaptada à jurisdição internacional.

A rede internacional, sem fins lucrativos e não partidária, é composta por mais de 1.300 legisladores de 131 parlamentos ao redor do mundo, atuando como órgão consultivo do Comitê das Nações Unidas.

O projeto define condutas que constituem crimes de violação do direito internacional humanitário e estabelece normas para a cooperação judiciária com o TPI.

O autor do projeto, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), disse que é preciso definir os crimes, detalhar as penas, para que o Brasil possa julgar qualquer brasileiro, atuando no exército em outros países por exemplo, que cometer um crime contra os direitos humanitários. "É dizer que o Brasil se responsabiliza em julgar seus cidadãos. É uma defesa para os cidadãos e cidadãs do Brasil perante o Tribunal Penal Internacional."

A desembargadora federal Sylvia Steiner, que integra o Tribunal Penal Internacional, afirma que a aprovação do projeto é necessária para o Brasil cumprir a obrigação de cooperar judicialmente com o tribunal. Hoje, o judiciário brasileiro não sabe como cooperar em caso de pedido de ajuda. "A implementação e a descrição dos tipos penais são importante para preservar a soberania do poder judiciário interno no caso dos crimes cometidos em território nacional ou por cidadãos brasileiros."

Tramitação
O projeto está pronto para análise do Plenário desde 2009, mas precisa de acordo de líderes para ser incluído na pauta de votações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114