Cuiabá | MT 28/04/2024
Nacional
Sábado, 24 de novembro de 2012, 07h54

Anatel quer evitar bloqueio de celular comprado no exterior


Agência disse que vai estudar a ativação de chips para pegar apenas os 'xing-lings'

A caça aos "xing-lings" no Brasil não deve gerar problemas a quem comprar celulares que, embora originais, ainda não tenham homologação da Agência Nacional de Telecomunicações.

Nos últimos dias foi anunciado que aparelhos piratas não conseguirão mais fazer ligações no Brasil, porque todo telefone sem homologação será bloqueado. O problema é que não são apenas os falsos que carecem de aval da Anatel: pode-se trazer um celular do exterior comprado em uma viagem, por exemplo.

Também há o caso dos turistas, que vêm ao país e adquirem chips pré-pagos durante a passagem por aqui. Isso afetaria diretamente eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Questionada pelo G1, a agência contou que todo o sistema de ativação de chips será testado antes da implementação. “Quanto aos terminais adquiridos no exterior, sejam eles com ou sem uso, mas ainda não certificados no Brasil, estão sendo estudadas soluções alternativas, tendo em vista que o Brasil será sede de grandes eventos internacionais”, informou.

Mesmo assim, a Anatel recomenda que sejam comprados apenas celulares já homologados, mesmo que tenham sido adquiridos no exterior. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114