Cuiabá | MT 14/05/2024
Nacional
Quarta, 28 de novembro de 2012, 06h06

Telecentros contarão com rede de educação a distância na Amazônia


O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem a Oficina de Trabalho: Rede de Educação a Distância (EAD) como Instrumento de Proteção da Amazônia, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento, que será no auditório do Censipam em Brasília contará com relatos das experiências governamentais em educação a distância. A proposta é construir uma rede de educação a distância para ser utilizada nos 137 telecentros, que serão instalados nos 43 municípios do Arco Verde na Amazônia Legal a partir de 2013.

O diretor de Produtos do Censipam Fernando Campagnoli explica que a proposta é construir "a rede das redes". "Existem, hoje, várias iniciativas de rede de educação a distância, mas estão dispersas. Portanto, queremos unificá-las e disponibilizá-las aos telecentros”, ressalta. Os telecentros são uma forma de inclusão digital da população que vive nesses 43 municípios e apresentam as maiores taxas de desmatamento na Amazônia.

O evento, financiado pelo CNPq, iniciará às 9h com o diretor geral do Censipam, Rogério Guedes, e com a gerente de Capacitação da ANA, Taciana Neto Leme. Às 10h20min, o professor doutor da USP e presidente da Associação Nacional de Educação a Distância Fredric Michael Litto, referência nacional no tema, falará sobre "Educação a Distância no Brasil e no Mundo".

A programação conta ainda com palestras de técnicos dos Ministérios da Educação; do Meio Ambiente; da Pesca; do Desenvolvimento Agrário; das Comunicações. Nesses dois dias, serão apresentadas experiências em educação a distância e ferramentas tecnológicas disponíveis para esse fim.

Os telecentros estão atualmente em fase de instalação na Amazônia. A expectativa é de funcionamento em 2013. Para isso, o Censipam promoverá outra oficina, nos dias 3 a 7 de dezembro, para técnicos envolvidos no Programa de Inclusão Digital. A ideia é definir as ferramentas e as tecnologias disponíveis nesses 137 telecentros, sob a responsabilidade do Censipam.

Os 137 telecentros na Amazônia integram um projeto do Censipam contemplado pelo Programa TelecentrosBR, do Ministério das Comunicações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114