Cuiabá | MT 29/04/2024
Nacional
Terça, 15 de janeiro de 2013, 08h17

Exército abre as portas para receber 400 rondonistas


Tempero regional recebeu cuidado especial para integrantes das regiões Sul e Sudeste


Durante dois meses os soldados do 72ª Batalhão de Infantaria Motorizada conviveram com uma intensa reforma para receber 400 rondonistas integrantes da Operação Canudos, que abrange cidades da Bahia, Pernambuco e Piauí.

O Ministério da Defesa, que coordena o projeto, apoiou a iniciativa com recursos financeiros. Houve investimentos, principalmente, na locação de ônibus, na recuperação dos alojamentos e no setor de alimentação. “Com o recurso do Rondon, o batalhão deu um salto na qualidade da estrutura física dos alojamentos, principalmente dos cabos e soldados, que são os principais elementos da unidade de um batalhão de infantaria”, explica o Capitão Pedro Cardoso, fiscal administrativo do batalhão. Além disso, para ele, a reforma também pode ajudar na motivação dos cabos e soldados, que, a partir de agora, vão encontrar um batalhão com alojamentos e banheiros reformados.

Para alimentar toda essa gente, a preparação começa semanas antes, quando é feito o levantamento das necessidades e pedido de material. O cardápio é preparado baseado em algumas orientações que vem do Ministério da Defesa e os cozinheiros chefes do batalhão ajudam a organização. “Nós fazemos esse cardápio, tomando cuidado sempre, com os temperos regionais, porque a maioria que vem é da região Sul e Sudeste”, explica 2º Tenente Vítor Lucas Cordeiro da Silva, aprovisionador do batalhão, responsável por cuidar do setor de alimentação.

Embora a companhia tenha um grande efetivo (pelo menos 300 pessoas passam pelo batalhão por dia), foi necessário pensar com antecedência na logística. “O nosso grande desafio é que a quantidade de rondonistas somou-se ao nosso efetivo”, complementa o Tenente Vítor.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114