Cuiabá | MT 28/04/2024
Nacional
Terça, 19 de março de 2013, 14h47

Pai acompanha buscas por filho desaparecido em chuva em Petrópolis


G1
Jovem de 15 anos teria participado de festa em casa destruída.
Nove pessoas estariam em imóvel atingido na localidade Espírito Santo.
Há dois dias, o auxiliar de serviços gerais Jesus dos Reis Neves peregrina pelo Espírito Santo, uma das localidades mais afetadas pela chuva que castigou a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A busca é pelo filho Luiz Fernando, de 15 anos, desaparecido após o temporal.
O pai conta que o jovem saiu de casa, no último domingo (19), dizendo que iria se encontrar com o irmão por parte de mãe, Richardson, que mora na comunidade. No dia seguinte à tragédia, Jesus foi à casa do rapaz, mas em vez da residência, apenas lama, destroços e tristeza haviam no local.
Jesus diz que vizinhos contaram que Luiz Fernando, Richardson e outras sete pessoas, sendo cinco crianças, estavam na casa de Monique, que fazia uma festa no domingo à noite — Monique era casada com Vinicius, ex-padrasto de Luiz Fernando. O imóvel onde acontecia a comemoração e uma outra residência ao lado foram atingidas pela queda de uma barreira.De acordo com moradores que ajudaram no resgate, apenas Vinicius e uma filha dele, conhecida como Lili, foram achados com vida. Feridos, os dois foram levados para o hospital. Nesta terça-feira (19), os bombeiros acharam três corpos de crianças, que segundo vizinhos, seriam de Letícia, Nicolas e Michel, todas da mesma família.
Os corpos foram encontrados em um córrego, na BR-040, próximo ao KM 82, no Bingen. Segundo estimativas dos bombeiros, o local fica a um quilômetro de onde aconteceu o deslizamento.
Desolado, Luiz Fernando acompanhou a retirada dos corpos, observado por parentes. Emocionado, pediu empenho dos bombeiros para localizar seu filho.
"Estou sem notícias, só sei que ele estava com irmãos por parte de mãe e primos, para mim está sendo muito dificil", lamentou Jesus.
21 mortos
Ainda nesta terça, subiu para 21 o número de mortos em Petrópolis, segundo informou a assessoria do Corpo de Bombeiros. A chuva que atinge a região desde a noite de domingo, e que se intensificou na madrugada de segunda (18), já deixou outras 18 pessoas feridas e 1.466 desalojadas e desabrigadas.
A Prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.Ao todo, 18 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade.
Na segunda, a presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de medidas "um pouco mais drásticas" para retirar pessoas que se recusam a sair de áreas com risco de desastres, ao comentar a chuva em Petrópolis neste fim de semana. Em Roma, onde participou da missa inaugural do pontificado do Papa Francisco, Dilma negou problemas na prevenção, em referência aos alertas emitidos pela Defesa Civil para evacuar as regiões.
A presidente não detalhou que medidas poderão ser tomadas para proteger as pessoas, mas chamou a atenção para o fato de ter chovido 300 mm em 24 horas. Na manhã desta segunda, Dilma ligou para o governador Sérgio Cabral oferecendo ajuda. No Brasil, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi mobilizada para, segundo Dilma, prover "todos os recursos necessários para que não haja mais vítimas".
Na tarde de segunda, o prefeito Bomtempo recebeu o governador Sergio Cabral, parte de seu secretariado (Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Educação, Cultura, Agricultura, Transportes e Governo) e mais a presidente do Inea, Marilene Ramos, com três representantes do órgão, para dar início às ações conjuntas. Junto com os R$ 200 mil liberados por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal, por meio do Fundo de Assistência Social, o governo do Estado afirmou que vai destinar mais R$ 3 milhões para dar continuidade às ações 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114