Cuiabá | MT 28/04/2024
Nacional
Terça, 19 de março de 2013, 22h09

Crianças comemoravam aniversário em local de deslizamentos em Petrópolis, dizem vizinhos


R7
Nos últimos três dias, uma chuva forte atingiu o município e já deixou 24 mortos
Sobreviventes das chuvas no bairro do Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio, relataram ao R7 que pelo menos dez crianças estavam em uma festa durante os deslizamentos de terra em decorrência do temporal na noite de domingo (17). Uma criança encontrada em meio aos escombros na segunda-feira (18) pode ser uma das vítimas da tragédia.

Até agora, as chuvas já deixaram pelo menos 24 mortos, segundo informações da Secretaria Estadual de Defesa Civil. O município de Petrópolis, que, em 2011, foi devastado por um forte temporal, voltou a sentir os efeitos do mau tempo nos últimos dois três dias. Na madrugada de segunda-feira, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, deixando quatro bairros inteiros debaixo d'água: Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra.

Soterrados, moradores pediam socorro

Um dos vizinhos que ajudou nos resgates de vítimas no bairro Alto Independência disse, nesta terça-feira (19), que alguns moradores chegaram a gritar por socorro embaixo dos escombros. Segundo Marlei Silvia, de 55 anos, ele deixou a sua casa após ocorrer uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

— Saí de casa para ver a falta de luz. Pensei que tivesse caído uma árvore, mas, quando vi a casa ao lado, percebi que o estrago era muito maior.

Após perceber que a família que morava na residência não estava do lado de fora, Marlei gritou pedindo ajuda para os outros vizinhos.

— Quando percebi que eles estavam debaixo da terra, fiquei desesperado. Chamei todos para ajudar. Nesse momento, ouvimos uma voz pedindo socorro.

Ele ainda revela que, com ajuda dos moradores, duas pessoas foram retiradas com vida e levadas para o Hospital Santa Tereza, mas o terceiro não resistiu e acabou morrendo.

— Conseguimos tirar duas pessoas. O terceiro tinha ficado vivo e demos até uma lanterna pra ele, mas houve outro deslizamento e ele não resistiu. É triste porque nos conhecíamos desde pequeno. Agora estamos aqui tentando ajudar no que for preciso. Mas a esperança de um milagre permanece.

Petrópolis, que, em 2011, foi devastado pela tragédia das chuvas, voltou a sentir os efeitos do mau tempo desde domingo. Durante o temporal, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, deixando quatro bairros inteiros debaixo d'água: Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra. Segundo a Defesa Civil do Estado, sirenes de alerta foram acionadas em nove comunidades.

Chuvas na Baixada Fluminense

As chuvas também causaram estragos na Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, os moradores do bairro de Santa Cruz da Serra ficaram ilhados por causa dos alagamentos na região. O distrito de Xerém, que já sofreu com enchentes em janeiro passado, voltou a sofrer com problemas em decorrência da chuva.

Em Caxias, mais de 200 moradores tiveram que abandonar suas casas após o temporal. Segundo a prefeitura, o nível dos rios da cidade voltou ao normal, o que deve ajudar nos trabalhos de recuperação das áreas afetadas.

Na vizinha Magé, um dique, que servia de barragem para conter as águas do rio Roncador, se rompeu e inundou o bairro de Vila Liberdade na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com a prefeitura, 120 famílias ficaram desalojadas e outras sete tiveram suas casas levadas pela enxurrada. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114