Cuiabá | MT 28/04/2024
Nacional
Quarta, 20 de março de 2013, 18h26

Petrópolis: bombeiros mudam curso de rio em busca de 4 desaparecidos


R7
Militares também usarão equipamento de mergulho para localizar vítimas
O coronel dos bombeiros Roberto Sobral Junior afirmou no início da tarde desta quarta-feira (20) que, para tentar localizar quatro corpos desaparecidos nas proximidades da BR-040 após o temporal que atingiu Petrópolis na noite de domingo passado (17), os militares modificariam o curso de um rio. Até as 14h, ao menos 28 pessoas haviam morrido em consequência do temporal. Por volta das 15h40, os bombeiros haviam conseguido mudar o fluxo das águas e davam sequência às buscas.

De acordo com ele, a suspeita é de que os corpos tenham sido arrastados com pedras que rolaram de uma casa que desabou na localidade de Quitandinha, atingida por deslizamento de terra. Os escombros e as vítimas ficaram represados entre a entrada de três manilhas e o fluxo do rio. Devido ao acúmulo de água no local, formou-se uma espécie de piscina com cerca de 2 m de profundidade.

— A água se acumulou junto à entrada das manilhas, onde os corpos podem estar. Com isso, estamos deslocando o curso para outro lado. E vamos usar equipamentos como o vacol para sugar a água e facilitar nas buscas.

Ainda segundo Sobral, durante a tarde desta quarta, serão feitas buscas no curso do rio para verificar se os corpos foram levados para uma distância maior.

— A concessionária que administra a via vai nos ajudar e vamos seguir o fluxo e ver se os corpos não foram para locais mais a frente. Como são três manilhas grandes, eles podem ter passado e seguido o fluxo.

Mergulhadores

Bombeiros que trabalham na busca por desaparecidos no bairro Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana do Rio, solicitaram na manhã desta quarta, o envio de equipamentos para auxiliar os militares na procura por corpos dentro de manilhas. Eles pretendem usar também equipamentos de mergulho para vasculhar rios da região.

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, José Albucacys, a expectativa é de vítimas possam estar nas proximidades.

— Na segunda-feira, encontramos quatro corpos aqui, ontem foram encontrados três e hoje estamos em busca dos outros dois da mesma família, que também estavam na casa. Acreditamos que os corpos possam ter entrado em uma manilha que está sob a rodovia. Com isso, estamos esperando o apoio de novas máquinas para tentar retirar o entulho das manilhas.

Já em outro ponto, antes da entrada das manilhas, os bombeiros pretendem utilizar a ação de mergulhadores para localizar os corpos desaparecidos. Ainda de acordo com o coronel, o trabalho é lento e precisa ser realizado de maneira gradativa.

— Estamos realizando o trabalho ao redor de toda a área da mata e das manilhas. Mesmo com o apoio das máquinas existem alguns locais que o trabalho é manual e, por isso, se torna um pouco mais lento. Na parte da mata, estamos com 40 homens fazendo um trabalho manual e nas proximidades da manilha, com 15. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114