Cuiabá | MT 02/05/2024
Variedades
Segunda, 28 de abril de 2014, 11h19

Feriado: Dicas para uma viagem segura


Trânsito pesado, excesso de veículos e horas a fio preso no congestionamento. Esse é o possível cenário de milhares de motoristas que trafegarão pelas rodovias do Brasil nesse feriado 1° de maio, Dia do Trabalho. O condutor precisa estar atento à direção para evitar acidentes, mas também deve prestar atenção em itens essenciais para o funcionamento de seu veículo.

O desgaste do automóvel, quando transita nesse cenário, chega a ser maior do que outros que trafegam em situações menos agressivas. A DPaschoal passa para os proprietários alguns pontos de atenção para que a viagem seja segura e, consequentemente, evite gastos desnecessários e problemas.

- Freios: Durante o deslocamento, o motorista utiliza diversos componentes do automóvel que, se não verificados, podem causar anormalidades. O sistema de freios deve sempre estar em ordem para garantir a segurança do motorista. Devido as constantes frenagens, utilizamos esse item muito mais que os outros componentes. O sistema de freios deve ser revisado periodicamente. O fluído de freio precisa substituído a cada 10.000 quilômetros ou um ano. Porém, antes da troca total, deve ser feita uma avaliação para verificar se a substituição é realmente necessária.

- Pneus: Os pneus que rodam predominantemente dentro da cidade apresentam menor vida útil do que os de veículos que transitam em estradas. Essa redução ocorre pelo constante ‘arranca e para’ e também pela maior quantidade de curvas nos trajetos urbanos. Lembrar sempre de calibrar os pneus de acordo com a indicação descrita no manual do veículo

- Óleo: O óleo do motor é muito mais exigido em situações de congestionamento. O engenheiro explica que a temperatura do motor aumenta devido a pouca circulação do ar. Com base nessa informação, a tendência é o maior consumo do óleo. O proprietário deve ficar atento ao manual do veículo, que explica as condições de troca do óleo de acordo com a utilização do carro.

- Bateria: Ao contrário do que muitos motoristas se questionam, essa atitude não consome a bateria do carro. Enquanto carro está ligado, não ocorre o consumo da bateria. Porém, uma atitude que pode prejudicar a bateria é “desligar e ligar” o veículo enquanto enfrenta um congestionamento. Além de consumir mais carga da bateria, prejudica o motor de partida do veículo, causando no futuro dificuldades para ligar o carro.

- Ar Condicionado: O uso constante desse item não prejudica o veículo, mas para garantir seu bom funcionamento, é preciso ficar atento à alguns detalhes. Por questão de conforto e até mesmo segurança, usamos o ar condicionado praticamente em todo percurso. Para isso, sempre verificar o filtro de ar condicionado, realizando sempre a higienização para evitar fungos e bactérias e, quando necessário, fazer a troca do filtro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114