Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Sábado, 19 de julho de 2014, 22h36

Tibanaré promove 'Passeio noturno' no centro histórico de Cuiabá


"Desconjuro"! Para quem já teve vontade de explorar as ruas e becos de Cuiabá durante a noite, mas achou o ambiente meio assombrado. O Grupo de Teatro Tibanaré traz um presente para o público entre os dias 22 e 25 de julho: é o Passeio noturno, que levará o espectador a uma verdadeira travessia no mundo das lendas que permeiam o centro histórico da cidade.

A apresentação tem o patrocínio da Prefeitura de Cuiabá, através do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo a Cultura, da Secretaria de Cultura.

O Passeio noturno terá saída sempre às 18h30 no calçadão Galdino Pimentel e segue como uma procissão até a Praça da República.

O público pode esperar por personagens surpreendentes e até assustadores. Entre elas está a falecida noiva de branco que procura o bem amado; a procissão das almas e seus refúgios através da fé; seu Chico e suas histórias, a fofoqueira vendedora de conversas e chás de feitiço, a velha alma moradora de rua e o coveiro com seu defunto seresteiro.

Baseado nas lendas narradas por Dunga Rodrigues e em entrevistas com os moradores do centro histórico de Cuiabá, o passeio noturno promete reavivar a memória da cidade, seu patrimônio imaterial e ao mesmo tempo oportunizar e democratizar o espaço cênico.

O Secretario de cultural do município, Alberto Machado, vê na iniciativa uma forma de divulgação e manutenção da cultura cuiabana, a oportunidade de ocupação do centro histórico e a valorização do artista local e da pesquisa cênica.

Para o diretor do Tibanaré, Jefferson Jarcem, as cidades são como os humanos, para descobri-las é preciso se apaixonar. Além das pesquisas de campo para a composição das personagens, os treinamentos passaram a ocorrer no centro da capital, cultivando a arquitetura, iluminação, cheiro e as figuras que por lá vivem.

“O Tibanaré acredita que treinar na rua não é apenas para um aprendizado e amadurecimento técnico e sim, o ator compreender o humano para o humano, sem suas armaduras, sem cascas grossas ou nunca teremos oportunidade de emocionar ou até mesmo trocar com o publico”, explica ele.

Jarcem conta que há dois anos o Grupo iniciou a pesquisa do Passeio Noturno.

Em 2013 aconteceu à primeira experimentação nos calçadões históricos de Cuiabá, e hoje, foram incluídos atores em formação que estão a quatro meses investigando o teatro de rua e que vão compreendendo as inúmeras possibilidades de desenhar um espetáculo.

Seguindo a metodologia de trabalho do Grupo, o Passeio Noturno é composto a partir das experiências dos cortejos cênico musical e paradas de rua feitas nos espetáculos e experimentações anteriores.

A montagem também é fruto do Núcleo de Teatro Tibanaré, que levará a cena, os alunos e integrantes de grupo.

Luiza Maia, atriz e palhaça, integrante do Teatro Popular união e Olho Vivo – Tuov de São Paulo, tece comentários sobre a produção, afirmando que “o grupo Tibanaré nos proporciona sempre momentos de fantasia e de beleza, re- significando a paisagem e a função das ruas, propondo novas percepções às nossas vistas e quebrando a rotina do entardecer de uma capital".

O elenco é composto pelos atores Danila Martins, Deynyeus Gomes, Duh Leatti, Edilaine Duarte, Juliana Graziela, Juliane Maria, Keilla Borges, Thais Hita, Valter Lara, Vini Hoffmann e Yohana Farlon, direção geral de Jefferson Jarcem, arte e fotografia Cordel, figurino Super Nova estúdio de inovação, assessoria de imprensa Oráculo Comunicação, produção Mazé Oliveira e Fernanda Gandes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114