Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Segunda, 19 de janeiro de 2015, 16h48

Projeto visa conscientizar servidores sobre uso do óleo vegetal


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) lançou o projeto “Óleo Comunitário Pomeri”, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável, por meio da conscientização sobre o uso racional e os devidos cuidados no descarte dos óleos vegetais utilizados na preparação de alimentos, seja em caráter doméstico ou comercial. A ideia é de que a prática proporcione a aquisição de conhecimento e respeito ao meio ambiente, possibilitando implantar um programa de educação ambiental na pasta.

Inicialmente voltado para os servidores do Centro Socioeducativo de Cuiabá (CSC), o plano idealizado pelo servidor do Núcleo de Projetos do CSC, Allain Pierre, se estendeu, a princípio, aos servidores da sede administrativa da Sejudh-MT, onde a entrega será feita na copa do prédio. “Dentre as principais metas estão a mobilização da equipe no recolhimento de óleo, com vistas a angariar fundos para projetos ou ações em benefício da sociedade”, explica o servidor.

De acordo com Pierre, estão nos planos firmar parcerias com empresas para aumentar a abrangência e a capilaridade do projeto, de forma que seja possível incentivar práticas que visem o desenvolvimento sustentável, objetivando adequar o consumo à disponibilidade de recursos naturais e levar o consumidor a conhecer e valorizar a atitude e as ações de responsabilidade social, além de encorajar a reciclagem de produtos e práticas socialmente sustentáveis e evitar que o óleo seja despejado nos rios de Mato Grosso, que conta com um dos maiores volumes de água doce no mundo.

Segundo o Núcleo de Projetos do CSC, o recolhimento do óleo será realizado pela equipe de colaboradores de cada unidade integrante do projeto. O óleo deve ser condicionado em garrafas pet que os doadores entregarão nos postos de arrecadação designados, e posteriormente transferidas para os galões da empresa que fará o reaproveitamento de maneira correta, transformando em resina para produção de tintas.

Esse recolhimento de cada unidade e a posterior transferência para os galões será realizado pela Equipe do Núcleo de Projetos, sempre que a caixa coletora estiver cheia de garrafas. “O transporte entre o ponto de coleta e a empresa recicladora será feito pela própria empresa, não gerando custos extras para a unidade. Desta forma, as garrafas vazias serão reaproveitadas por outra empresa parceiras que trabalham com a reciclagem deste material”, destaca o servidor.

A cada 5 litros de óleo entregues a empresa recicladora, a Sejudh-MT recebe um “cheque-vale óleo ecológico” no valor de R$ 2, que serão trocados por materiais de construção nas empresas cadastradas ou em moeda corrente.

Mais informações pelo telefone (65) 3315-1533.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114