Cuiabá | MT 28/04/2024
Variedades
Segunda, 09 de novembro de 2015, 17h51

Revista Polifonia recebe trabalhos para edição especial de 2016


O periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polifonia, está recebendo trabalhos inéditos, artigos, resenhas e entrevistas para a edição especial de 2016. Os pesquisadores interessados podem enviar o material até o dia 05 de março de 2016. O tema do dossiê desta edição é “Linguagens e Tecnologias Digitais Móveis: Desafios Teóricos, Metodológicos, Pedagógicos”.

A temática transcorre sobre a da presença das tecnologias móveis nas práticas sociais com linguagens. Além de pesquisas relativas ao dossiê, podem ser enviados trabalhos que falem sobre assuntos variados, na área dos Estudos Linguísticos. Atendendo também a demanda de novos pesquisadores e estudiosos da área, o periódico Polifonia está sendo constituído, ainda, com vídeos, contendo os resumos dos artigos traduzidos em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Essa iniciativa visa favorecer a inclusão da comunidade surda na educação formal. A tradução e a preparação dos vídeos estarão sob a responsabilidade da equipe do periódico. Portanto, acompanhando a novidade, os estudiosos e pesquisadores surdos poderão apresentar seus trabalhos inéditos. Os trabalhos poderão ser apresentados opcionalmente em Libras pelo próprio autor ou não, e obrigatoriamente em forma de texto escrito e revisado por um profissional de Língua Portuguesa.

O artigo na modalidade grafocêntrica tem como justificativa a partilha dos saberes científicos com a comunidade de pesquisadores e demais interessados que, em sua maioria, não tem conhecimento da língua de sinais. A preparação dos vídeos e o texto escrito e revisado deverão seguir as normas estabelecidas pelo edital. Os trabalhos apresentados pela comunidade surda passarão pelo mesmo crivo avaliativo que os demais, como a avaliação de dois pareceristas especializados nas respectivas áreas de conhecimento.

A Revista Polifonia tem como objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114