Cuiabá | MT 28/04/2024
Variedades
Quarta, 11 de novembro de 2015, 12h56

Público poderá conferir artistas em processo criativo durante exposição


Foto:André Romeu
31ª Bienal de São Paulo, com palestra Arthur Scovino, criador de Casa de Caboclo

O público que visitar a 31ª Bienal de São Paulo nesta semana poderá conferir artistas em uma experiência criativa possibilitada pela oficina ‘Casa de Caboclo – criando laços afetivos’. São 20 participantes em um processo de criação que começa nesta quarta-feira (11.11) e termina no sábado (14.11). Tudo irá acontecer sob os olhares dos visitantes.

A proposta surgiu do artista Arthur Scovino, criador de Casa de Caboclo, uma das obras apresentadas na 31ª Bienal de São Paulo. Ele está em Cuiabá desde a abertura da mostra e participa também da programação paralela que inclui palestras e oficinas. Nesta terça-feira (10.11), ele se reuniu com os 20 artistas para um bate-papo que abordou o processo de criação de Casa de Caboclo e as experiências que a obra proporcionou durante as diferentes mostras em que ele esteve.

Para Mari Gema de La Cruz, que tem participado das atividades paralelas, a experiência com a Bienal em Cuiabá é uma oportunidade para ter acesso a obras que são vistas em todo mundo. Ela, que antes precisava ir até São Paulo para ver a Bienal, acrescenta que a exposição na Capital mato-grossense é também um estímulo para a população romper com a ideia tradicional de arte e ter contato com algo que vai além, sensibiliza e provoca certo estranhamento ao público em geral.

Na oficina, Scovino sugere que os participantes se reúnam na Casa de Caboclo e decidam espontaneamente que trabalho será desenvolvido em conjunto, enquanto são observados e/ou interagem com os visitantes. “A ideia é uma grande experiência coletiva, um encontro público que pode ou não resultar em um trabalho. Não tenho ideia do que eles vão fazer, só usarei o espaço para conduzir e oferecer essa proposta”.

Magna Domingos é produtora cultural e conta que está na expectativa para participar da oficina. “Todo processo criativo me instiga, para mim a experiência por si é significativa pela vivência e as trocas que irão ocorrer”. Todo o processo e a criação serão registrados em imagens que servirão de base para um vídeo a ser exposto durante a Bienal. A oficina ocorrerá no período da tarde, das 15h30 às 17h30.

Serviço

A 31ª Bienal de São Paulo ocorre no Palácio da Instrução, localizado na Rua Antônio Maria, 251, Centro de Cuiabá. A exposição fica aberta à visitação até o dia 06 de dezembro. Horários: terça a sexta - 8h às 20h, sábado, domingo e feriados - 10h às 18h. Mais informações: 31bienalmt@secel.mt.gov.br.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114