Cuiabá | MT 28/04/2024
Variedades
Sexta, 13 de novembro de 2015, 17h56

Parque Ecológico Tanque do Fancho é explosão de cores na diversidade da primavera


 

Foto: JL Siqueira

O Parque Ecológico Tanque do Fancho, em Várzea Grande, está renovado no ápice da primavera e com a chegada das primeiras chuvas da estação. O cenário muitas vezes pode passar despercebido pelos frequentadores do local, uma importante área verde destinada ao lazer e à pratica desportiva bem no centro da cidade, a pouco metros do Paço Couto Magalhães, sede da prefeitura municipal.

No dia-a-dia, observar a pujança de formas, cores e o vigor da natureza, em sua fauna e flora, acaba sendo quase uma missão impossível, mas observando o desabrochar das flores fica feito o convite para um passeio para conhecer os detalhes que o Parque reserva neste período do ano e que já colore o verde das plantas, como um agradecimento as primeiras chuvas que chegam dessa temporada.

As cores da natureza revelam o esplendor e a perfeição da obra divina. A vida brota e se reafirma a todo instante no fascinante mundo paralelo das plantas. Uma mágica e permanente mutação que a nossa rotina cada vez mais atribulada nem sempre permite contemplar.

Aves, pequenos animais silvestres e diferentes espécies da flora regional se confundem num cenário perfeito para se apreciar o belo e revigorar a alma, de modo muito natural, num simples passeio contemplativo com um olhar mais atento pelas imediações da Prefeitura de Várzea Grande.

Poucos metros separam a sede da Administração Municipal do Parque Ecológico Tanque do Fancho e por isso, a mesma beleza e abundância de cores e formas encontradas com um olhar mais atento lá no Parque, podem ser vistas e registradas pelo Paço Municipal. Depois da florada dos inúmeros ipês que abraçam a sede da Prefeitura, outras plantas típicas do cerrado se revelam cartão postal para quem chega e dão bom dia para quem frequenta diariamente o local.

Como aponta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira, o conceito de Parque vai além da máxima da preservação e da conservação ambiental. “Um parque como esse aqui do Fancho é vida para as pessoas, animais e plantas. Quem vai a um parque se alegra, fica sorridente, melhora o humor, cumprimenta as pessoas e melhor de tudo: o contato com a natureza funciona como uma terapia e tudo isso preserva a condição de saúde da pessoa e melhora a qualidade de vida de cada um. Frequentar um Parque, uma área verde, adotar uma postura de vida mais saudável, é preservar a si mesmo”.

Ainda como defende a secretária, durante a primavera e com as chegada das primeiras chuvas, em especial, o Parque Ecológico Tanque do Fancho “exala o perfume das flores e uma pujante vegetação em toda sua extensão que enche os olhos, uma terapia a céu aberto e gratuita que faz bem ao corpo e à mente”.

E ela reforça: “Aproveite este final de semana, convide a família, os amigos e venha sozinho conferir de perto as belezas naturais do Parque Ecológico Tanque do Fancho e do Paço Couto Magalhães”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114