Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Sexta, 13 de novembro de 2015, 17h23

Alunos vão dividir nas escolas experiências vividas em Cuiabá


Foto: Eliana Bess

Vontade de conhecer o novo e entusiasmo não faltaram para dezenas de alunos de escolas estaduais de Indiavai e Vale de São Domingos durante intercâmbio na Escola Estadual Liceu Cuiabano, na Capital. Estudantes do 2º ano da unidade de Cuiabá fizeram uma apresentação dos trabalhos realizados este ano.

Os alunos visitantes conheceram o anfiteatro, galeria de fotos, um pouco da história de fundação do prédio. Depois, não fugindo à regra, entraram em sala para mais aula.

Foi a oportunidade em que assistiram a explanação dos colegas sobre o projeto “Captação da água da chuva e reutilização da água do ar-condicionado”, que integrou juntamente com outros 40 projetos, a VI Feira de Ciência do Liceu Cuiabano, realizada no início de novembro com o tema “Água: o mundo tem sede de iniciativas”.

“Na escola é onde está sendo moldado nosso caráter, por isso pensamos em mudanças positivas para nossa escola. Criem oportunidades para mudar, se for difícil não desanimem, é porque tem valor. O que é fácil passa despercebido”, aconselhou Glauber Vacaria, estudante do Liceu Cuiabano, ao encerrar a explicação.

A estudante Ana Carla Guerreiro Teixeira, 16 anos, da escola estadual Paulino Modesto, de Indiavai (a 384 km de Cuiabá), não escondeu o entusiasmo ao conhecer o Liceu. Ela, juntamente com outros 28 estudantes, sendo 14 de sua escola e outros 14 da escola estadual Rainha da Paz do Vale do São Domingos, foram recebidos pelo governador Pedro Taques.

Carla Mesanini dos Santos, 17 anos, da mesma turma de Ana, também destacou o trabalho da instituição de ensino. “Terei muita novidade para contar para as colegas que não puderam vir, principalmente da escola que visitamos, onde vimos que eles têm muitas atividades, são bem organizados”, destacou a estudante, que sonha em cursar Fonoaudiologia.

Para a diretora Angélica Olione, da escola Rainha da Paz, o que eles vivenciaram foi uma oportunidade única. “Principalmente os pequenos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, que nunca saíram da cidade e, agora, conheceram em poucas horas, muito da história de Mato Grosso, excedendo o que os livros podem mostrar”.

Mais ideias

A sede de mudanças manifestadas pelas estudantes encontra eco na iniciativa do governador Pedro Taques, que almeja um estado com mais protagonistas espalhados em diferentes polos de Mato Grosso. Um vídeo institucional com base nessa ideia de despertar agentes transformadores em diferentes localidades, especialmente nas escolas, foi apresentado aos estudantes dos dois municípios durante a visita no Palácio Paiaguás.

Depois, os alunos puderam pontuar o que gostariam de transformar na sua escola, bairro, casa, enfim, para uma tomada de atitude, tendo eles (alunos), como protagonistas pela ação.
“Precisamos de laboratórios, de reforma na quadra, de melhoria na rede elétrica porque é muito fraca não dá para ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo senão a fase cai. Tudo é muito caro, não temos recursos próprios para fazer, precisamos de apoio”, explicou Ludmila Vicente Alves, 15 anos, estudante do 9º ano da Escola Estadual Paulino Modesto.

Roger Marques Miranda, 14 anos, apontou que além da questão da rede elétrica, o que precisa é melhorar a horta da escola. “Temos espaço, mas não é cultivado nada. Os alunos estão prontos para ajudar, seria uma atividade extra classe, além de ser uma oportunidade de melhorar a merenda da escola”, declarou.

Horta também foi a ideia defendida por Heloisa Mel, de 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental. “Deveríamos aumentar a horta e pintar a escola que está com a tinta fraquinha. Se precisar da nossa ajuda, estamos prontos, até nossos pais estarão envolvidos”, avaliou.

No geral, para esses estudantes, considerados os melhores de suas turmas segundos os professores, por isso foram selecionados para as visitas em Cuiabá, “as ideias existem, mas precisa de melhorias básicas necessárias para que as coisas fluam”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114