Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Segunda, 22 de fevereiro de 2016, 17h31

Fetran está com as inscrições abertas


Principal Festival de Teatro Estudantil do Estado vai reunir alunos de todas as idades em seis etapas

Os grupos de teatro de escolas públicas e particulares de Mato Grosso já podem se inscrever para o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – Fetran, o maior festival de teatro para o trânsito realizado no Estado. O prazo das inscrições segue até 15 de abril e elas podem ser feitas gratuitamente pelo site fetran.com.br. As primeiras apresentações ocorrem a partir de maio. Com seis etapas, o Fetran vai percorrer as principais regiões do Estado e a grande final ocorre em Cuiabá.

O Fetran é realizado pela PRF e pela Secretaria de Estado de Educação e conta com o apoio da Concessionária Rota do Oeste, empresa responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso. Ano passado, cerca mil alunos participaram do evento no Estado e algumas etapas ocorreram simultaneamente ao Programa Rota Segura, que percorre escolas, universidades e transportadores para levar informações e promover a educação para o trânsito.

O evento, criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso em 2004, atualmente é realizado em outros oito estados e no Distrito Federal, que recebe os vencedores regionais para uma apresentação nacional. Em Mato Grosso, o Fetran 2016 terá seis etapas, são elas Teles Pires, em Sinop, Araguaia, em Primavera do Leste; Guaporé, em Pontes e Lacerda; Aricá Mirim, em Jaciara e etapa Cuiabá em Várzea Grande. O encerramento da Mato Grosso será realizada em Cuiabá. O nome das etapas é uma homenagem aos rios de cada regional.

As apresentações são divididas em categorias de acordo com a idade dos estudantes. Alunos da pré-escola até o 5º ano participam na categoria Infantil, estudantes do 6º ao 9º ano concorrem na categoria Infanto-Juvenil e o Ensino Médio participa da categoria Juvenil. Alunos especiais também podem participar na categoria especial. Uma novidade é que além das escolas particulares e públicas, também podem participar grupos teatrais de projetos sociais como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS).

Os vencedores de cada categoria das etapas regionais ganham, além de troféus e medalhas, a oportunidade de vir para Cuiabá para participar da etapa Mato Grosso. O transporte dos alunos é custeado pelas prefeituras e a hospedagem e alimentação pela PRF. Os vencedores da etapa Mato Grosso vão para Brasília para participar do encontro nacional do festival. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114