Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Quinta, 05 de maio de 2016, 12h43

Colaboradores do Auto da Paixão 2016 recebem certificação de participação


.

Mais de 380 colaboradores do Auto da Paixão 2016 receberam os certificados de participação do evento. A entrega das certificações foi realizada em clima de alegria na noite desta quarta-feira (04.05), no Museu Histórico de Mato Grosso, em Cuiabá. Além disso, o lançamento do DVD com a encenação completa também foi lançado na oportunidade.

Durante a cerimônia, entregas simbólicas de certificados foram realizadas ao ator mais antigo e à atriz mais nova do Grupo Cena Onze, ao imigrante haitiano Duckson Jaques e à trabalhadora do aterro sanitário de Cuiabá, Holanda Arruda. “A experiência de participar da peça foi ótima. Sempre fui muito tímida e me soltei mais. Vi tantas pessoas diferentes, legais e o que eu gostei é que não discriminaram ninguém”, disse dona Holanda sobre a recente experiência.

O espetáculo deste ano foi marcado pela inclusão social, já que grande parte dos colaboradores do evento são considerados como público vulnerável. Assim, crianças e jovens atendidos pelas casas lares, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, reeducandos do sistema prisional nos regimes aberto e semi-aberto, egressos do trabalho escravo, haitianos, indígenas, além de trabalhadores do aterro sanitário de Cuiabá tiveram a oportunidade de atuar como atores, figurinistas, cenógrafos ou maquiadores do evento.

Isso abriu portas e proporcionou experiência aos participantes, como ressaltou o juiz da 14ª Vara de Execução Penal, Geraldo Fidélis, que considerou o espetáculo como “um ato bonito de se ver”. O magistrado foi importante na liberação dos reeducandos para participação no Auto da Paixão. “Essas pessoas que um dia erraram estão construindo uma nova história. Em nome deles, agradeço por cada um que acreditou neles”.

Já o diretor do Grupo Cena Onze, Flávio Ferreira, fez questão de agradecer a cada um dos profissionais que participaram da peça, em especial aos trabalhadores braçais. “O Auto da Paixão não é o Cena Onze, mas todos que ajudaram de alguma maneira para que esse espetáculo acontecesse”.

Representando o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, a secretária-adjunta de Cidadania da Setas, Alda Attílio, lembrou da missão de empoderamento das pessoas vulneráveis. “Cresci, aprendi e vivenciei muitas coisas neste Auto da Paixão. E me sinto honrada de estar aqui hoje. Unimos igrejas cristãs, incluímos pessoas incríveis e no fim das contas descobrimos que o verdadeiro empoderamento estava dentro de cada um”.

Idealizadora do evento, a primeira-dama do Estado e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Samira Martins, fez questão de lembrar das dificuldades para que o Governo do Estado realizasse um espetáculo grande, promovendo lazer e cultura à população, sem deixar para trás as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Só nós sabemos o quão difícil foi realizar o Auto da Paixão, mas que com o esforço, a fé e a dedicação de cada um, esse sonho se tornou possível. Só faço votos de que no ano que vem seja melhor ainda”, completou Samira.

O evento

O Auto da Paixão foi uma realização do Governo do Estado por meio do NAV e da Setas. O evento foi realizado entre os dias 22 e 27 de março em Cuiabá. Mais de 80 mil pessoas passaram pelo Memorial Papa João Paulo II durante os seis dias de evento. O artista convidado para interpretar Jesus Cristo foi o ator Henri Castelli. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114