Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Quarta, 18 de maio de 2016, 19h49

Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha lança Projeto História Oral


O Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha lançou, na terça-feira (17), os dois primeiros vídeos da Série Relatos, que integra o Projeto História Oral, iniciativa que resgata e preserva a memória da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. Os primeiros depoimentos registrados foram do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Néri da Silveira e do ex-presidente do TRE-RS desembargador Gilberto Niederauer Corrêa, que compareceram à solenidade.

O Projeto História Oral é composto por duas séries - Série Relatos e Série Roda de Memória. A Série Relatos pretende colher depoimentos de ex-presidentes do TRE-RS e do TSE, de personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito Eleitoral Moysés Vianna e outras figuras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Justiça Eleitoral. Já a Série Roda de Memória tem como foco os servidores do TRE-RS, tanto ativos quanto inativos.
Homenageados

Em sua fala, o desembargador Niederauer Corrêa, que presidiu o TRE-RS entre 1990 e 1993, destacou a criação da Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral, que relembra a trajetória do juiz eleitoral gaúcho, assassinado em Santiago do Boqueirão em meio a uma eleição municipal. O fato ocorreu em 1936 e causou grande comoção em todo o Rio Grande do Sul. O ex-presidente também mencionou a realização do I Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em 1990. Ao reunir grandes nomes da área, o encontro apontou vários dos caminhos que seriam trilhados pela instituição nos anos seguintes.

O último a se manifestar foi o ex-presidente do TSE e ministro aposentado do STF José Néri da Silveira, que esteve à frente da Justiça Eleitoral brasileira em importantes momentos da instituição, como o recadastramento do eleitorado, ocorrido em 1986. O processo forneceu a base tecnológica para que, na década seguinte, fosse criada a urna eletrônica. O magistrado encerrou o breve discurso destacando o quanto o ato de votar faz parte da cultura cívica brasileira. "O brasileiro ama votar. O dia da eleição é um dia diferente", afirmou Néri da Silveira.

No final da cerimônia, foi inaugurada a exposição Legislação Eleitoral - Do Império ao Código Eleitoral, que tem o apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS). A exposição apresenta documentos históricos sobre o surgimento da Justiça Eleitoral e do próprio Direito Eleitoral no Brasil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114